Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Utilizando o software TMS para reduzir os custos de sua logística

O software de logística TMS é um sistema desenvolvido com o objetivo de atender às demandas de logística. Suas funcionalidades vão desde o controle de manutenções dos veículos até a possibilidade de monitorar o status das entregas. Essa solução garante diversos benefícios para a empresa, principalmente no que diz respeito a melhorias nas rotinas de trabalho.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre essas vantagens e como é possível utilizar o TMS para reduzir custos na logística. Continue acompanhando e confira agora mesmo!

Quais são os principais custos logísticos?

Os custos logísticos consistem em todos os gastos gerados nas operações logísticas de uma empresa e estão entre os mais onerosos e os mais importantes — junto com a folha de pagamento. É por isso que o planejamento, controle e a redução são fundamentais para o sucesso do negócio.

Estoque

Envolve o custo dos produtos, armazenagem, perdas, embalagens e inventários.

Transporte

Custo de frete, combustível (no caso de frota própria), gestão de documentos, reentregas e devoluções.

Gestão logística

Custos relacionados à mão de obra, uso de material auxiliar e de escritório e aluguel, entre outros aspectos.

Financeiro

Refere-se aos custos referentes a investimento em melhorias, por exemplo.

Afinal, de que forma é possível aproveitar o TMS para reduzir os custos da logística?

A implementação de um TMS proporciona diversas vantagens para a empresa e cada uma delas ajuda, de certa forma, a alcançar a redução de custos. Veja como a seguir.

Planejamento mais eficaz das manutenções

Uma das funcionalidades do TMS está voltada ao planejamento de manutenções dos veículos. Ou seja, permite saber quais deles tiveram problemas, quais ações foram necessárias e calcular o custo total — envolvendo as peças, mão de obra e tempo de ociosidade, entre outras coisas.

Isso possibilita adotar uma rotina de manutenções preventivas, já que se pode ter acesso ao histórico de cada veículo e acompanhar a necessidade de revisões. Sendo assim, se torna possível reduzir os custos com manutenções corretivas.

Otimização da consolidação das cargas

Outra possibilidade do TMS está ligada à melhoria na forma como as cargas são consolidadas. Além de auxiliar na elaboração de uma rota de entrega mais eficaz, essa organização dos pedidos ajuda a alcançar um aproveitamento melhor do espaço disponível dos veículos, reduzindo sua capacidade ociosa.

Ou seja, com o carregamento otimizado, pode-se alcançar a redução de custos, uma vez que os veículos saem com espaços vazios cada vez menos.

Otimização da mão de obra

Com a automação de muitas rotinas logísticas, a equipe pode ser aproveitada para auxiliar em questões mais estratégicas, contribuindo para a criação de valor.


Além disso, na grande maioria dos casos, a mão de obra pode ser remanejada. Ou seja, os colaboradores que antes executavam esses processos manuais podem ser aproveitados para realizar atividades mais complexas, que realmente agreguem valor aos resultados.

No que diz respeito à gestão de TI, especialmente se a solução adotada é um software como serviço (SaaS), a redução de custos vem por meio da eliminação da necessidade de investir em uma estrutura própria a fim de abrigar o sistema, o que é de total responsabilidade da empresa fornecedora.

Melhoria na logística interna

A automação dos processos logísticos, por si, já proporciona melhorias na forma como as rotinas são executadas. Porém, é possível aprimorar a logística e torná-la mais eficiente à medida que se consegue aumentar o controle sobre as informações, melhorar a comunicação, realizar análises e tomar decisões mais precisas.

Dessa forma, com processos mais eficientes, pode-se dizer que o TMS contribui para reduzir os custos, garantindo uma equipe mais produtiva, reduzindo a margem de erros, a necessidade de retrabalhos e diminuindo os desperdícios (de tempo e recursos).

Acompanhamento dos processos

Já foi mencionado que o software de logística TMS ajuda a controlar melhor os processos logísticos da empresa, por meio de sua automatização. Porém, é possível ir além, já que muitas soluções oferecem a funcionalidade de geração de relatórios.

Com eles, o gestor pode identificar os resultados e analisar se os esforços empregados foram suficientes para alcançar o que havia sido planejado. Da mesma forma, isso facilita a identificação de falhas que podem comprometer o cumprimento das metas e ajuda a encontrar ações que irão corrigi-las.

Além do apontamento de mudanças que podem gerar redução de custos diretamente, a adoção de melhorias contínuas pode contribuir de maneira indireta para diminuir os gastos.

Além da redução de custos, quais outras vantagens o software de logística TMS oferece?

O sistema TMS tem um papel fundamental na otimização de rotinas operacionais e táticas dentro de uma empresa. Além disso, também ajuda no suporte à alta gestão, que passa a ter uma base mais sólida para adotar novas estratégias — mais acertadas e eficazes.

As vantagens de se investir nesse sistema vão além da redução de custos. Conheça algumas delas nos próximos tópicos.

Otimização do processo de consolidação das cargas

A consolidação de cargas tem com objetivo organizar o volume de entregas de acordo com a rota (ou região) e, com isso, otimizar o custo de transporte — visto que ela visa mandar a maior quantidade de pedidos possível dentro de uma mesma remessa, aproveitando o espaço disponível no caminhão.

Centralização das informações de transporte

Todas as informações relacionadas ao transporte ficam disponíveis na solução. Isso facilita na hora de encontrar os dados necessários e de compartilhar as informações com outras pessoas ou setores. Além disso, os relatórios sobre os processos também se tornam mais completos e confiáveis.

Ganho em eficiência nos processos

Eficiência significa executar o trabalho com o máximo de qualidade, gerando o mínimo possível de dispêndios. Em outras palavras, é utilizar bem os recursos empresariais a fim de finalizar o maior número de tarefas, evitando desperdícios.

Nesse sentido, a automatização das tarefas por meio do TMS permite que as atividades sejam executadas com maior agilidade e com redução do índice de erros (e necessidade de retrabalho).

Melhoria nos processos de gestão

A possibilidade de gerar relatórios e ter informações mais acuradas ajuda na identificação de falhas, suas possíveis causas e na elaboração de planos de ação mais acertados. Consequentemente, a utilização dos recursos é otimizada e se consegue gerir uma logística inteligente.

Integração com outras ferramentas

Algumas soluções de TMS também oferecem a possibilidade de integrar o sistema a outras ferramentas. Um grande exemplo disso é a integração com o ERP (um sistema de gestão integrada), que compartilha informações sobre os clientes e pedidos, por exemplo, e permite que todos os dados sejam enviados de forma automática para o TMS — eliminando a necessidade de inserir os dados manualmente.

Otimização do atendimento aos clientes

Com todas as melhorias adotadas internamente, pode-se dizer que o serviço prestado é aprimorado, aumentando as chances de alcançar a satisfação e a fidelização dos clientes. Entre os três principais aspectos que são otimizados com o sistema e promovem aumento da qualidade, podemos citar:

  • preço do frete mais atraente;
  • prazos de entrega menores;
  • maior disponibilidade de informações sobre o status do transporte.

Como se pode ver, as vantagens e funcionalidades podem garantir a contribuição do software de logística TMS a fim de reduzir custos com a logística. Isso é possível graças às melhorias que são obtidas nas rotinas, além do suporte que o sistema oferece para a gestão.

Gostou deste post? Então assine nossa newsletter para continuar acompanhando outros conteúdos relacionados à logística!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores