Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Veja quais são os 6 principais custos logísticos de uma indústria

Veja quais são os 6 principais custos logísticos de uma indústria

A desordem financeira, os gastos excessivos na realização das atividades e a falta de embasamento na tomada de decisão podem ser prejudiciais aos seus negócios. Nesse cenário, uma boa gestão nos custos logísticos é essencial para o aumento da lucratividade, redução de riscos e a melhoria da produtividade dentro da organização.

O aumento da eficiência nos processos e aperfeiçoamento das atividades na cadeia de suprimentos são estratégias essenciais para que a empresa consiga minimizar seus custos e se tornar mais competitiva no mercado.

No entanto, para fomentar receitas e prazos, as corporações necessitam conhecer detalhadamente seus custos logísticos fundamentais e buscar meios de lapidar essas despesas, ponderando as possibilidades para que não prejudiquem e comprometam a qualidade da prestação dos seus serviços.

Refletindo sobre isso, este post apresentará 6 custos logísticos de uma indústria para você ficar por dentro das práticas e manter a sustentabilidade financeira. Continue lendo!

1. Estoque e armazenagem

O custo com estoque decorre da quantidade de mercadorias que a empresa abriga e do tempo que será necessário para que esses produtos fiquem armazenados. Assim, quanto maior o espaço ocupado e maior o período que a mercadoria ficará alocada, maior será a despesa.

2. Embalagem

Com o desenvolvimento do e-commerce, torna-se necessário o uso de transporte específico, de acordo com a natureza da mercadoria. Dessa forma, a logística foi impulsionada para adequar as novas regras, refletindo no aumento dos custos.

Portanto, as embalagens serão investidas conforme a fragilidade e a periculosidade do produto, pois a organização deve assegurar sua mercadoria no decorrer do percurso.

3. Tecnologia

A fim de melhorar a eficiência dos procedimentos logísticos, as empresas estão investindo na tecnologia.  Desse modo, os custos logísticos abrangem a instalação e aquisição de equipamentos e sistemas que podem contribuir no aumento da produtividade, redução de custos e melhorias dos processos.

Por exemplo, a logística automatizada é uma sistemática que pode ser empreendida no setor fiscal, gerando eficiência nas operações, reduzindo falhas e tempo de trabalho do funcionário — para que ele possa desenvolver estratégias em prol da organização.

4. Transportes e fretes

O custo de transportes é um dos mais vigentes nas empresas. Além dos gastos com a aquisição dos veículos, combustível, manutenção, depreciação e ociosidade, corre-se o risco das despesas serem ainda maiores devido à malha rodoviária de baixa qualidade que temos em nosso país.

Com isso, os veículos acabam precisando de manutenção com maior periodicidade. E, ainda, estão expostos a roubos de carga e acidentes, que resultam no aumento do valor do frete pela necessidade de adquirir serviços de seguro de cargas e do veículo.

5. Tributos

Nosso país apresenta alto índice de carga tributária, além de uma legislação bem complexa. Então, um planejamento financeiro bem organizado e analisado e o conhecimento dos seus direitos e deveres perante a legislação são indispensáveis para uma organização. Dessa forma, você pode evitar multas, saber das isenções fiscais ou até mesmo buscar por sociedade no transporte com a finalidade de reduzir taxas fiscais para ambas as partes.

6. Custo humano

A despesa com mão de obra, também, está inclusa nos custos logísticos. Desse modo, é preciso conceber os proventos dos gestores de frotas e dos demais funcionários da equipe.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a falta de profissionais especializados nesse âmbito. Portanto, para que seja possível manter o nível de qualidade na prestação dos serviços, é comum o gasto com treinamentos e cursos de capacitação para os colaboradores.

A gestão de custos logísticos é indispensável para que uma empresa torne suas práticas mais simples e, ao mesmo tempo, rentáveis — intervindo na precificação dos serviços e, como consequência, trazendo mais clientes para o negócio. Desse modo, é possível notar que um bom gerenciamento nos processos auxilia na longevidade organizacional e no sucesso perante a competitividade no mercado.

Ah, quer aproveitar e aprender mais? Clique na imagem abaixo e faça o download deste e-book.

 

Como reduzir Custos

Gostou do nosso post sobre os principais custos logísticos de uma indústria? Então entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores