PNG-sem-fundo

As operações logísticas, se não gerenciadas adequadamente, acabam provocando altos custos. Elas são fundamentais, mas necessitam de controle rigoroso para evitar desperdícios e gastos mal calculados. Atualmente, as empresas contam o apoio de softwares de gerenciamento para otimizar o fluxo logístico.

Mas, o desenvolvimento digital chegou a tal ponto que nem é mais necessário instalar um software no computador — é possível usá-lo na nuvem!

Veja 5 vantagens em utilizar um software de logística na nuvem!

1. Sem necessidade de servidores

Por se tratar de um software na nuvem, o usuário não precisa de servidores nem data centers, pois o gerenciamento do sistema é feito a distância por servidores remotos, administrados pela empresa que controla o recurso.

Assim, os custos se reduzem, pois não é preciso o investimento em servidores locais nem a aquisição de licenças para cada computador ou outro equipamento dentro da empresa.

2. Amplitude de acesso aos dados

Com a logística na nuvem, o acesso se dá por meio da internet. Isso significa que o gestor poderá acessar os dados da empresa a qualquer momento e de qualquer local, não ficando restrito ao horário comercial ou ao sistema operacional da empresa.

A gestão torna-se, portanto, muito mais prática e dinâmica, já que os responsáveis podem realizar atividades e fazer consultas de sua própria casa ou de outras cidades e países (quando estão em viagem, por exemplo).

3. Mais agilidade e eficiência na troca de informações

O fato de ser um software na nuvem possui outra vantagem relevante: segue a tendência dos aplicativos para aparelhos móveis. Dessa maneira, os gestores e seus colaboradores poderão se comunicar de forma rápida e eficiente utilizando os dispositivos mobile, bastando para isso que tenham acesso à internet (smartphones, tablets etc.).

É uma maneira de melhorar o fluxo de informações, tornando o processo de comunicação mais abrangente e permitindo o acesso em tempo real a informações atualizadas. Será possível marcar reuniões, agendar eventos, tirar dúvidas, consultar dados importantes com agilidade e precisão. Os motoristas poderão, por exemplo, receber treinamento sem que isso afete negativamente o desenvolvimento das atividades.

4. Processos logísticos mais otimizados

Com a utilização de um software na nuvem, a realização das operações logísticas certamente vai melhorar bastante. Os processos de roteirização, recebimento de mercadorias, expedição de pedidos, armazenagem dos itens e controle dos contratos de frete serão realizados por meio de plataformas virtuais e online.

Quanto à gestão dos fretes, o software na nuvem oferece vantagens, pois facilita o intercâmbio de informações entre as empresas envolvidas nas operações de transporte. Com o uso da plataforma online, é possível:

O software na nuvem é resultado da integração, cada vez mais íntima, entre a Tecnologia da Informação e a área da logística, permitindo maior agilidade, eficiência e confiabilidade no desenvolvimento das operações.

5. Custos da tecnologia exatamente conforme o consumo

O software na nuvem oferece diversas funcionalidades, mas o usuário pagará conforme o uso de determinados serviços. Isso significa que ele só terá custos com aquilo que, efetivamente, utilizar. Não existe “ociosidade” no sistema de gerenciamento na nuvem.

Quando achar viável, o gestor poderá modificar seu plano, ajustando-o às necessidades atuais do negócio. Portanto, há maior flexibilidade e versatilidade, que são favoráveis à empresa e não implicam custos maiores — ao contrário, representam maior economia financeira.

 

Ah, clique na imagem abaixo e faça o download desse incrível e-book.

 

TMS para Embarcadores

Você já usa um software de logística na nuvem? Gostaria de aproveitar a solução tecnológica em favor de seu negócio? Entre em contato com a Tecnovia, e conheça ótimos sistemas de gestão!