PNG-sem-fundo

Na logística, os chamados BIDS, ou Bidding Porcess, são uma forma de manter uma relação mais saudável e eficiente entre embarcadores e transportadores, tendo em vista que ambas as partes agregam valores e benefícios práticos com este tipo de processo.

Além disso, os BIDS ganharam mais notoriedade nos últimos anos no mercado de distribuição, visto o aumento da competitividade e da necessidade de novas soluções para otimizar as entregas das empresas.

E se você já ouviu falar, mas quer entender melhor o que são e como se aplicam os BIDS nos serviços de transporte, não deixe de conferir este post até o final e tome notas das dicas que separamos nele.

Podemos começar?

Afinal, o que são BIDS nos serviços de transporte?

BID vem de um termo inglês referente ao verbo to bade, bid, bidden e, portanto, significam em português algo semelhante a “oferecer” ou “convidar”, já que remete a uma ideia de apresentar lances e propostas entre uma parceria comercial.

Na prática, os BIDS são práticas que visam reduzi custos de transporte na logística, permitindo embarcadores selecionarem as empresas que melhor se adequam às suas necessidades, orçamentos e operações.

Assim, dentro de um cenário semelhante a uma espécie de leilão, o embarcador avalia diferentes fatores e ofertas do mercado, tais como preços de frete, prazos, condições operacionais, entre outras, para negociar com seus transportadores ideais.

Dessa forma, por meio dos BIDS as empresas selecionam seus possíveis parceiros e os convidam para apresentar melhores propostas.

Como funcionam os BIDS na prática?

Esse processo de seleção de melhores transportadores para a sua operação não é tão simples como parece na teoria. Portanto, tal procedimento requer uma preparação e conhecimento amplo do mercado logístico e de outros setores.

Em geral, as empresas recorrem aos BIDS ao notarem a necessidade de melhorias de atendimentos e da otimização de seus serviços de entregas.

E para se aplicar BIDS no processo de seleção de fornecedores, não há um padrão único e pronto a ser utilizado. Na prática, em geral, os embarcadores enumeram fatores e diferenciais a serem avaliados e iniciam a procura por parceiros que atendam a tais critérios.

Quais dicas para aplicação de BIDS na área de transporte?

Como bem destacado acima, ainda que não haja uma “receita pronta” para a aplicação de BIDS na seleção de parceiros e serviços de transporte, é possível enumerar algumas boas práticas desse processo.

A seguir, destacamos alguns conselhos indispensáveis. Confira!

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre os processos de BIDS nos serviços de transporte e como tal prática pode ajudar a melhorar sua seleção de parceiros estratégicos e para encontrar novas soluções competitivas para a sua logística no mercado.

Se quiser continuar aprendendo, clique no botão abaixo e baixe uma planilha de custos.

 

Planilha de custo de Transporte