Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Como implementar o processo de logística integrada na empresa?

Como está o processo de logística integrada de sua empresa? Responder a essa pergunta é importante, principalmente se levarmos em conta que os avanços tecnológicos e as mudanças comportamentais modificaram de forma considerável os negócios. Os clientes estão cada vez mais exigentes e cobram por serviços ágeis, alta qualidade e preços competitivos.

Diante desse cenário, não basta apenas ter algumas áreas cuidando dos assuntos de seu interesse, é preciso integrá-las, buscando sinergia, ou seja, unir forças para gerar melhores resultados.

Mas como é o funcionamento ideal e como implementar em sua empresa? Para ajudá-lo nesse processo escrevemos este artigo, que abordará também o que é a logística integrada e quais as suas etapas. Confira!

O que é logística integrada

Até pouco tempo o processo de logística integrada era focado apenas no armazenamento e transporte de mercadorias. Mas, para atender às novas exigências do consumidor, os gestores sentiram a necessidade de estreitar os laços com os seus fornecedores, outros setores da organização, colaboradores e clientes.

Assim, podemos defini-la como um sistema que tem o objetivo de integrar processos de forma ágil, inteligente e eficiente, possibilitando o monitoramento e gerenciamento de todo o fluxo logístico, desde a aquisição até a entrega ao cliente, além de facilitar a fluidez de informações para todas as partes interessadas e a tomada de decisão.

O funcionamento ideal do processo

A logística integrada engloba toda a cadeia de suprimentos e envolve muitos “atores”. A produção de um único produto pode envolver uma grande quantidade de fornecedores, que devem entregar na quantidade, qualidade e prazo acordado. Também estão envolvidas áreas internas como vendas, produção, armazenagem, distribuição e muitas outras.

Por isso, o funcionamento ideal exige o mínimo de departamentalização. As áreas precisam interagir entre si, inclusive nos mais diversos níveis. Quanto mais ágil a comunicação, melhor será o resultado. Para garantir essa eficiência, é preciso criar essa cultura na organização e investir em ferramentas tecnológicas que tornem isso possível.

As etapas da logística integrada

Agora que você sabe o que é logística integrada, que tal conhecer mais sobre o processo? Acompanhe, a seguir, cada etapa.

1. Administração de materiais

A administração de materiais é a operação que lida diretamente com o fluxo dos insumos da produção. Esse processo envolve desde o planejamento até a garantia que o produto foi recebido na fábrica. Portanto, entre as atividades relacionadas podemos citar:

  • negociar as aquisições;
  • garantir o transporte;
  • se certificar da qualidade;
  • gerenciar o armazenamento.

A boa administração de materiais possibilitará que a empresa mantenha bons relacionamento com fornecedores, garanta a produção e reduza custos.

2. Movimentação de materiais

De que adianta fazer boas negociações se a produção não consegue encontrar o produto? Por esse motivo, a segunda etapa do processo é a movimentação de materiais. Ela deve ser pensada de modo a reduzir a quantidade de movimentações e tornar o abastecimento da linha de produção eficiente, evitando paradas.

Também é preciso levar em conta o tipo de armazenagem e embalagem, dois fatores essenciais para maximizar a movimentação, garantir a qualidade do produto e otimizar custos.

3. Distribuição de materiais

Depois do produto pronto é o momento de cuidar da distribuição, afinal, o cliente (que pode ser um distribuidor, supermercado etc) precisa ter a sua necessidade atendida. Essa fase envolve a análise e escolha do tipo de transporte, prazos de entrega e custos de frete.

Implementar o processo de logística integrada é um grande desafio, mas pode trazer resultados extraordinários para a empresa. Busque fornecedores que conhecem a metodologia e utilize um ERP para facilitar a comunicação entre as áreas e tornar o gerenciamento mais eficaz.

Gostou do conteúdo? Quer receber mais dicas para melhorar o seu processo de logística integrada? Então assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores