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A eficiência operacional é a viga-mestra das empresas que acreditam em constantes melhorias e fazem acontecer, sempre conquistando mais clientes e expansões em novos mercados. Com a logística não é diferente. Nesse cenário, é preciso seguir algumas trajetórias que contribuem com a vivência de resultados cada vez mais motivadores.

De olho no sucesso do seu negócio, vamos mostrar neste post cinco dicas imperdíveis para a sua empresa organizar adequadamente as entregas, sempre cumprindo os prazos, desejos e necessidades dos clientes. Mas, antes, veja como esse investimento é fundamental!

Entenda a importância da eficiência operacional

Uma empresa de logística conta com vários setores e colaboradores em áreas distintas. Assim, há quem se responsabiliza pelo setor administrativo, pelo suporte em TI, pela organização das cargas, etiquetagem, embalagem, embarque, transporte, entre outras atividades.

Caso não esteja tudo sincronizado, provavelmente erros acontecerão e prejuízos serão amargurados.

Uma rota mal elaborada pode fazer com que o caminhão quebre em determinada estrada, uma mercadoria mal embalada pode quebrar ao longo do percurso, enfim, a organização operacional necessita de várias tomadas de decisões focadas na competência de cada colaborador.

Por isso, a eficiência operacional é uma forma de fazer mais com menos, sempre objetivando a constante melhora por meio do aprimoramento diário. Com o auxílio da tecnologia e do conhecimento humano, as peças se encaixam e a engrenagem flui positivamente.

Mas tudo só vai girar adequadamente se determinados padrões de métodos forem seguidos, como veremos agora cinco deles:

1. Invista em um sistema de gestão de entregas

O sistema de gestão de entregas é essencial em uma empresa de logística pelo fato de auxiliar no planejamento e organização do carro-chefe do negócio, ou seja, cumprimento dos prazos, manutenção da qualidade e satisfação dos clientes.

Com o software, é possível saber quantas mercadorias estão dentro de determinado caminhão, a hora prevista para entrega, o número de pedidos para o próximo dia, as rotas necessárias, geolocalização, enfim, são várias informações sendo transmitidas em tempo real.

Dessa maneira, as tomadas de decisões ficam mais certeiras e os dados auxiliam em atitudes preventivas que trazem excelentes resultados.

2. Mantenha uma boa comunicação entre a equipe

O alinhamento sobre as funções de cada colaborador ajuda imensamente na eficiência operacional, pois o tempo é otimizado e nota-se um considerável aumento na produtividade.

Assim, a comunicação é essencial nesse processo, pois uma informação mal transmitida pode prejudicar o andamento de um processo, trazendo atrasos e também quedas no rendimento.

Dessa forma, mantenha sempre o seu time alinhado e faça constantes reuniões para motivar a equipe ou aparar possíveis aspectos que possam ser melhorados.

3. Monitore as rotas dos veículos

Dentro das atitudes que podem ser otimizadas por meio de um software, o monitoramento das rotas é outro fator determinante na eficiência operacional.

Isso porque é possível manter o controle das saídas dos veículos e seus respectivos deslocamentos, sempre mantendo a comunicação com os motoristas.

Dessa forma, é possível emitir alertas e também manter o cliente informado sobre algum imprevisto que possa acontecer.

4. Automatize os processos

A tecnologia é uma parceira que não pode ficar de fora da sua empresa. Atualmente, a automação está presente em tudo e deve sempre ser valorizada.

Com ela, é possível direcionar colaboradores para atividades mais específicas, reduzindo custos e ainda mantendo uma sistematização na linha produtiva.

5. Terceirize etapas

A terceirização sempre é um excelente investimento de olho na eficiência operacional.

Um dos setores é o da Tecnologia da Informação (TI). Vale a pena contar com uma empresa especialista em software de gestão de transporte, mantendo o seu negócio logístico com todo o controle a um clique de distância.

Além disso, vale a pena sempre terceirizar outros setores que não são da atividade fim da sua companhia, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Veja como os indicadores de desempenho podem ajudar

Dentro dessa realidade de aumento da eficiência operacional, colocar em prática os indicadores de desempenho (KPIs) é fundamental.

Entre eles, podemos citar os quatro principais que se destacam no setor:

Colocando em prática cada dica demonstrada acima, certamente a sua empresa estará vivenciando a eficiência operacional, sempre de olho em constantes avanços.

Viu como é importante contar sempre com a tecnologia em um negócio logístico? Aproveite e conheça agora mesmo as nossas soluções!