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Os processos internos da logística são tão importantes para o resultado do negócio quanto a logística externa de entrega ao cliente, embora nem todas as empresas consigam ter essa visão. A otimização tem papel fundamental no bom funcionamento de um centro de distribuição, por esse motivo, a intralogística deve ser planejada de forma estratégica.

Quer otimizar sua operação, mas não sabe por onde começar? Então continue lendo e saiba mais!

A importância do centro de distribuição para um embarcador

Quanto mais custos a empresa puder reduzir e mais otimizada for a sua operação, melhores serão os resultados. A logística interna deve prezar, acima de tudo, por uma operação que mostre bons níveis de produtividade e consiga atender a demanda da distribuição sem gargalos.

Muitos embarcadores, para ficarem mais próximos dos clientes e poderem oferecer uma estrutura robusta, adotam a estratégia do centro de consolidação.

Dessa forma, os custos logísticos se tornam menores, tanto para o embarcador, que deve fazer a distribuição da mercadoria, quanto para o cliente, que não precisa de um estoque de segurança elevado por causa do transit time.

Além disso, o controle e a organização são mais exatos, afinal, no CD a especialidade será armazenagem, logo, a estrutura oferecida garante um resultado melhor, menos custos com divergências e retrabalhos e a eliminação de gargalos.

Os principais problemas referentes à operação do CD

Embora a ideia do centro de distribuição seja melhorar os processos, se a estratégia não for bem planejada e as atividades bem desempenhadas, a operação não encontrará a produtividade prometida.

A primeira grande dificuldade de um CD, principalmente quando são altas as quantidades armazenadas, é a falta de controle do estoque. Essa atividade é fundamental para que as mercadorias físicas estejam condizentes com o que o sistema informa.

Outro fator que dificulta a aplicação dessa estratégia é a utilização inadequada da tecnologia ou a não aplicação das ferramentas que o mercado oferece.

Assim, as atividades que poderiam ser simplificadas continuam sendo realizadas manualmente, e os erros que deveriam ser eliminados continuam acontecendo.

Dicas para a melhoria de operação logística

Se o objetivo é otimização, alguns fatores precisam ser considerados durante o planejamento da operação. Separamos alguns deles que são essenciais para um bom resultado, confira:

1. Mapeie os processos

Para que a logística interna seja bem planejada, cada detalhe da operação deve ser conhecido pelos responsáveis.

Sendo assim, o primeiro passo é o mapeamento de processo, como ele deve ser realizado e qual o resultado que se espera de cada atividade. Dessa maneira, os gargalos poderão ser evidenciados e eliminados antes mesmo da operação começar a funcionar.

2. Implemente um WMS

A tecnologia é a chave para o sucesso de uma operação em um centro de distribuição. O controle do estoque e as demais atividades de separação de mercadorias tornam-se mais precisas com a utilização de um WMS, deixando a operação mais confiável.

Além disso, o custo com divergências é reduzido, assim como as falhas causadas pelas atividades manuais, aumentando a rapidez dos processos de movimentação.

3. Monitore os resultados

Depois de planejado e aplicado, é preciso monitorar os resultados. Por meio de indicadores, os gestores devem acompanhar a operação para que identifique qualquer problema e possa antecipar as soluções que ofereçam mais otimização.

Uma operação que adota a estratégia de um centro de consolidação visa otimizar os processos, porém, não basta apenas contratar um terceiro para fazer a atividade de armazenagem.

A logística interna precisa ser pensada como parte fundamental do processo de distribuição, e a empresa, a fim de conseguir o resultado positivo esperado, deve dar condições tecnológicas para que a operação alcance a produtividade prometida no centro de distribuição.

As vantagens da otimização são muitas! Entre em contato conosco e veja como podemos potencializar os resultados da sua operação!