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A fase inicial de toda empresa  é complicada, momento onde enfrentam diversas  dificuldades  para se conseguir clientes. 

Trabalhar no mercado de transportes é um desafio e tanto, pois existe uma grande e forte concorrência, porém é um mercado que cresce a cada dia mais, e que se o empresário capacitar a sua equipe, souber fazer contatos e definir o seu nicho, a única coisa que pode vir a acontecer é sua transportadora crescer nesse ramo. 

Mas a pergunta que muitos fazem é como prospectar esses clientes, onde encontrar, é uma dúvida que surge no início para todos que estão começando, mas isso não é um problema, pois, todo iniciante passou em algum momento por esse desafio, e depois atingiram os seus objetivos. 

Mas afinal como conseguir esses clientes? Vamos entender! 

Como conquistar o cliente para a sua transportadora? 

Conquistar clientes pode parecer uma tarefa difícil, mas se houver estratégias suficientes e bem fundamentadas é possível conseguir em um espaço curto de tempo.  

Antes de tomar qualquer decisão e buscar a prospecção de clientes é necessário entender do que se trata a sua empresa, defina qual é o seu nicho para concorrer com outras transportadoras do ramo – segmentar o seu nicho faz com que você se destaque e se torne um especialista com mais facilidade.

 Faça uso de crm gratis para conseguir clientes e alcançar seus resultados com ainda mais precisão. 

Estude o nicho escolhido pois as características e demandas diferentes desses clientes transformam esse estudo em venda. Entender as necessidades do seu cliente é o segredo para vender bem, e satisfazer o que ele realmente precisa, fidelizá-lo, e colocá-lo em seu networking. E já que citamos o networking, não deixe de usá-lo a seu favor, procure identificar possíveis clientes próximos. 

Aqueles que você possa já ter feito contato em algum momento, ou outras inúmeras possibilidades de fazer networking existentes para gerar conexões estabelecidas para ter contato com possíveis clientes e parceiros comerciais. 

Após ter feito esses processos, busque diversificar a carteira de clientes, e não confiar o faturamento em uma única empresa, pois isso pode prejudicar a sua transportadora em algum momento. Não se deve ficar em uma “zona de conforto”, busque estabelecer conexões com diversos clientes que te ajudem a crescer comercialmente. 

Aposte em aplicativos de prospecção, como sistemas de crm gratuitos que vão poder te ajudar a gerar uma conexão com o seu cliente, facilitando a comunicação, e assim gerando vendas imbatíveis. 

Como fazer a prospecção de clientes para sua transportadora?

Agora que já sabemos que precisamos diversificar nosso nicho para podermos ter uma identidade no mercado de transportes, e ter um networking para conseguir esses clientes e fornecedores, como arrumar meios para fazer a prospecção de clientes?  

Divulgando sua empresa nas redes sociais em geral 

Não é segredo pra ninguém que as redes sociais têm um impacto muito grande em tudo hoje é dia, não é? E para ter uma identidade de marca e fidelizar clientes é muito importante estar ativo nas redes sociais, mostrar presença e fazer a diferença no segmento de transportadoras. 

Mostre que a sua empresa oferece algo diferente das outras, mostre qualidade, passe confiança para os clientes internos e externos. Fidelize os que já estão com sua transportadora e conquiste novos.

Entrando em contato com seus clientes através de mailing 

Sabe aqueles contatos que você teve através do networking? ou dos que se interessaram pelo seu serviço alguma vez mas não chegaram a fechar negócio? 

Eles se tornaram o seu mailing, são supostos clientes que podem fechar com você em algum momento. Mantenha eles sempre guardados, e uma hora eles irão fechar algo com sua transportadora, até porque já tiveram interesse em algum instante.

Para ter leads de qualidade é imprescindível  ter um app de funil de vendas, pois irá ajudar a sua transportadora a crescer muito no mercado comercial, não deixe de buscar sobre, sua empresa com certeza terá resultados incríveis. 

Ter uma apresentação comercial, proposta comercial 

Tenha uma proposta comercial, e uma apresentação que mostre tudo o que a sua transportadora oferece, com todos os detalhes que faça com  que os seus possíveis clientes se interesse, com gatilhos mentais de vendas, falando de forma estratégica e intencional, mantendo uma ação direcionada e assertiva. 

Coloque todos os seus dados na apresentação, e-mail, contato da pessoa responsável pela contratação de serviços da transportadora, fretes, cartão de visita. Com todos esses detalhes, ficará nítido que a sua empresa é uma empresa séria e que está disposta a oferecer os melhores serviços para seus clientes.

Frequentar feiras e eventos para captação de contatos 

Para sempre estar atualizando a lista de clientes e estar sempre antenado em como o mercado de transportes está se atualizando, vá em feiras e eventos do segmento e atualize o seu networking sempre que possível. 

Posso usar algum serviço para auxiliar na prospecção?

Para auxiliar na prospecção pode ser usado diversos serviços, e isso é crucial para conseguir clientes que realmente precisem dos serviços da sua transportadora. 

Para captação de clientes pode ser usado o Linkedin que é uma ferramenta importantíssima para gerar relacionamento e firmar parcerias. 

Você pode também conseguir parceiros filtrando pelo google maps quais empresas são do mesmo segmento, e assim ao conseguir contatos fechar as parcerias, pois a maioria das transportadoras prestam serviços para outras empresas como indústrias e varejistas , isso é o que chamamos de B2B (Business to Business). 

Invista em Marketing Digital, Inbound Marketing e consequentemente em crm online gratis, o mercado digital oferece diversas opções para que sua empresa cresça, e não é preciso gastar muito para ter o seu objetivo alcançado, basta saber fazer a estratégia da forma certa que sua transportadora será uma referência para as outras, tendo vendas muito grandes e clientes fidelizados. 

Busque saber sobre crm plano que cabe no seu bolso, é uma ferramenta que existe gratuita e também paga, porém com opções que valem o investimento. 

Não deixe de investir na sua empresa, e veja os resultados só crescerem!

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.