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A adoção da tecnologia se tornou um requisito obrigatório para as empresas que desejam se destacar no segmento de transporte. Nesse sentido, a análise de dados é uma estratégia fundamental para impulsionar as suas atividades, visto que ela gera informações que permitem uma tomada de decisões mais embasada e, consequentemente, com resultados mais eficientes.

Basicamente, o Business Intelligence (BI) estrutura e organiza os dados, além de analisar as informações para apontar tendências e comportamentos da empresa, clientes e mercado. Assim, é possível identificar oportunidades, evitar erros que estejam comprometendo a produtividade e construir um planejamento de acordo com a realidade do mercado.

Quer aumentar a eficácia das suas decisões? Confira, neste post, como a análise de dados impacta a sua companhia!

Por que fazer análise de dados?

A alta competitividade do mercado exige que os gestores tomem decisões baseadas em informações e cenários reais. Isso porque, confiar apenas na intuição do gestor para direcionar o negócio aumenta as chances de erros e realização de investimentos equivocados.

Ao usar a análise de dados, as empresas podem fazer escolhas mais eficazes, que trazem melhores resultados a curto, médio e longo prazo. Alguns dos principais benefícios desse processo são:

Como fazer a coleta e análise de dados?

Para que de fato deseja eficiente, é preciso que a análise de dados seja feita corretamente. Esse processo é dividido entre as etapas de coleta, mineração e interpretação de dados. Veja como cada uma delas deve ser realizada.

Utilize a tecnologia para a coleta de dados

O primeiro passo para o processo de análise é a coleta de dados, que deve ser feita com um software que armazene os dados dos usuários e dos processos internos e externos. Pode-se combinar a coleta de dados online com o onboarding de dados, fazendo o cruzamento das informações offline, a fim de gerar um banco de dados completo.

Determine quais são os canais que geram informações relevantes sobre a empresa e os seus clientes e que sejam úteis para a estratégia de negócio. Também é indicado nomear os arquivos, o que impede que os colaboradores coletem os mesmos dados de forma repetida.

Faça a mineração de dados

Esse processo consiste na adoção de técnicas e tecnologia para automatizar a análise de dados, o que possibilita a identificação de padrões e tendências. Geralmente, esse recurso é recomendado para lidar com grandes conjuntos de dados.

Para analisar o comportamento dos clientes, pode-se usar o customer analytics, que cruza as informações de compra com dados de navegação, demográficos e psicográficos. Isso ajuda o gestor a ter insights e decidir para qual direção levar o negócio.

Como você viu, a técnica de mineração de dados pode variar, mas é essencial que ela seja bem definida, assim como a razão por qual será utilizada.

Interprete os dados

Por último, é preciso interpretar os dados e transformá-los em informações. Saber que 10 clientes deixaram de contratar os seus serviços é um dado isolado. Agora, identificar que 10 clientes se desligaram da sua empresa, em qual período e por qual motivo amplia a visão do negócio e mostra os pontos deficitários a serem corrigidos, por exemplo.

Uma análise de dados bem feita exige um software voltado exclusivamente para a gestão de transporte, como que é oferecido pela Tecnovia, que fornece dados sobre análise de custo, visão de performance e documentos auditados. Todas essas informações orientam o gestor sobre qual o melhor caminho a ser seguido para que a sua empresa seja bem-sucedida.

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