A contratação de fretes é uma questão estratégica dentro de qualquer empresa que trabalha com vendas. Afinal, essa escolha é determinante para que você possa entregar os seus produtos com a qualidade e a rapidez esperadas pelo cliente. Porém, nem todo mundo está ciente da importância desse processo e acaba caindo em ciladas.
Neste post, você vai entender quais são os maiores desafios da contratação de fretes, além de conferir as melhores dicas para ter mais segurança nessa atividade. Confira!
Qual a importância de uma gestão de contratação de fretes eficaz?
A contratação de fretes deve considerar todas as características da sua operação logística, como tipo de produto que será transportado, SLA de entrega, entre outros fatores. Um processo de contratação eficaz gera uma série de benefícios para o seu negócio, tais como:
- melhora na produtividade da equipe: os processos bem definidos e sem burocracia trazem agilidade na seleção de fretes, oportunidades de fazer mais parcerias logísticas e foco em estratégias;
- redução dos custos operacionais e com transporte: a seleção de transportadoras compatíveis com a sua necessidade e orçamento evita a contratação de serviços demasiadamente caros ou que coloquem a carga em risco;
- informações centralizadas: o maior controle das operações relacionadas ao frete permite a centralização das informações, facilitando a tomada de decisão.
Quais são os principais desafios na contratação de fretes?
Capaz de impactar diretamente os resultados do negócio, o primeiro e mais recorrente desafio na contratação de fretes é a carga operacional que incide sobre os profissionais de logística responsáveis pela atividade. Geralmente, eles precisam lidar com processos repetitivos e manuais que não contribuem para a estratégia da operação, o que faz com que a produtividade caia drasticamente.
Diante disso, a empresa também sofre com a falta de transparência no que diz respeito a contratar fretes, já que a ausência de ferramentas automatizadas impede a precisão e o armazenamento de dados, bem como o seu compartilhamento e auditoria.
O transporte logístico consome uma grande parte dos custos da companhia, influencia a geração de receita e o nível de satisfação da clientela. Nesse sentido, a falta de recursos para avaliar o custo-benefício oferecido pelas transportadoras diminui a competitividade da empresa frente aos concorrentes.
Como fazer uma contratação de fretes segura?
Para evitar problemas na hora de contratar fretes, é fundamental criar uma lista de checagens que devem ser realizadas sempre que a empresa for fechar negócio com um novo parceiro. Saiba como proceder.
Analise o tipo de transporte
Antes de qualquer coisa, é necessário analisar se o tipo de transporte oferecido pela transportadora é apropriado para a sua carga. Isso porque um veículo inadequado pode causar avarias ao produto, gerar insatisfação para o consumidor e prejuízo financeiro para o seu caixa.
Informe-se também sobre as condições dos veículos, se recebem a devida manutenção e estão aptos a circular pela rota que a sua empresa precisa atender. Um caminhão velho e que não recebe manutenções frequentes pode não suportar longas distâncias, por exemplo.
Solicite a documentação da empresa
A melhor forma de evitar dores de cabeça no futuro é colher o máximo de informações que você puder sobre a empresa de transporte. Pensando nisso, solicite a documentação da transportadora, o que é importante para saber qual é a experiência dela na área, o conhecimento de mercado e a credibilidade.
Com os documentos que identificam a empresa, você tem mais facilidade para registrar uma ocorrência e solicitar os seus direitos juridicamente caso ocorra algo inesperado, como danificação ou desvio de cargas.
Avalie o seguro
Mesmo que o veículo esteja em bom estado e o motorista seja cuidadoso, ninguém está livre de sofrer um acidente ou ser assaltado no percurso da entrega. Então, certifique-se de que a empresa de fretes oferece um seguro que cubra todas as suas necessidades. Assim, diante de um incidente, você não fica no prejuízo.
Para uma contratação de fretes muito mais eficaz e segura, é indispensável recorrer às ferramentas tecnológicas, como um sistema específico para a gestão de fretes. O recurso permite simular contratações a partir do registro das transportadoras contratadas anteriormente, cadastrar contratos, fazer auditoria, conferir fatura, gerenciar entrega, e diminuir a sobrecarga do embarcador com a redução do volume de documentos.
Com isso, é possível ganhar agilidade nos processos relacionados ao frete, escalar as suas operações, otimizar o trabalho da sua equipe e, acima de tudo, ter a tranquilidade de que as suas cargas serão transportadas por uma empresa eficiente e de confiança.
Quer aprender mais? Clique na imagem abaixo e faça o download de um e-book.