Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Descubra 7 principais custos logísticos e como fazer a gestão deles

A logística é uma parte estratégica das empresas, independentemente de seu segmento. Ainda assim, nem sempre ela recebe a devida atenção dos gestores. Pensando nisso, preparamos este post para falar da importância da gestão de custos logísticos, quais são eles e quais dicas seguir para geri-los. Continue lendo para entender!

A importância da gestão dos custos logísticos

A gestão dos custos logísticos é fundamental para ter ciência sobre os gastos com a operação e quanto isso representa para as finanças da empresa. A partir desses dados, é possível analisar com mais precisão quais gastos podem ser reduzidos, aumentando-se a eficiência do processo, sua produtividade e, consequentemente, a lucratividade.

Acompanhar isso, portanto, é fundamental para tomar decisões baseadas em dados concretos e evitar desperdícios das finanças.

Os custos logísticos

A logística envolve todos os processos da cadeia de suprimentos em relação à movimentação dos produtos. Esses processos, por sua vez, podem variar de acordo com o segmento da empresa, podendo representar dispêndios maiores ou menores. Alguns, no entanto, costumam ser comuns. Entre eles, podemos citar os seguintes:

1. Estoque e armazenagem

Os custos com estoque e armazenagem incluem desde a compra de materiais com fornecedores, até a manutenção com a estocagem, que requer gastos com mão de obra, aluguel do espaço, impostos, controle de entradas e saídas, entre outros.

2. Embalagem

Além de ser importante para causar uma boa impressão, a embalagem deve ser estudada para acondicionar o produto da forma mais segura possível, a fim de evitar deteriorações no trajeto. Além disso, o tamanho e o peso ocupados no veículo de transporte serão determinantes para o cálculo do frete.

3. Transporte e fretes

O custo do transporte pode ser um dos mais significativos para a empresa, principalmente se contar com frota própria. Nesse caso, eles envolverão compra do veículo apropriado, manutenção, depreciação, combustível, seguros, mão de obra, entre outros. Nesse quesito, terceirizar o transporte pode ser a melhor opção.

4. Logística tributária

O recolhimento de tributos com compra de materiais, produção, transporte e mão de obra, entre outros, pode pesar muito para a empresa. Por isso, seguir um planejamento tributário pode ser o mais indicado para evitar recolhimentos desnecessários.

5. Tecnologia

Para que as entregas sejam rápidas e eficientes, é necessário contar com ferramentas tecnológicas para otimizar esse processo e reduzir erros.

6. Operações de distribuição

Sustentar um sistema logístico requer gastos operacionais diversos, incluindo custos fixos, como aluguel e equipamentos, e variáveis, como seguros e mão de obra.

7. Custo humano

O gasto com mão de obra é despendido ao longo de todo o processo logístico, desde a compra de materiais, passando pelo gerenciamento do estoque, até a entrega do produto ao cliente final.

Dicas de gestão de custos logísticos

Depois de identificar os custos logísticos da empresa, será possível analisar quanto cada um deles pesa no orçamento e entender como administrá-los para maximizar os resultados. Veja algumas dicas:

Faça uso da metodologia ABC

A metodologia ABC (Custeio Baseado em Atividade) é uma das mais completas para esse tipo de gestão e consiste em identificar, analisar e alocar os custos de processos.

Utilize o sistema JIT

O sistema JIT (Just in Time) pauta a produção de bens e serviços à medida da necessidade, evitando-se a formação de grandes estoques quando há pouca saída.

Implemente a análise CPA

A análise CPA (Análise da Rentabilidade por Cliente) é capaz de mensurar o custo do cliente para a empresa e, com isso, identificar a sua margem líquida. Esse dado possibilita a melhora das relações de venda.

Planeje os gastos com transporte

Contar com transportadoras que ofereçam taxas menores e cujas entregas sejam mais bem planejadas é uma ótima forma de reduzir gastos com a logística e, muitas vezes, de conquistar mais clientes.

Desse modo, por mais que os custos logísticos sejam necessários, é possível encontrar maneiras de reduzi-los, ao mesmo tempo em que se melhora o serviço e produto oferecido ao cliente.

Ah, se quiser aprender muito mais, clique na imagem abaixo e faça o download deste incrível e-book.

Como reduzir Custos

 

Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores