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O sucesso de um negócio depende do equilíbrio entre vários fatores e um deles são as estratégias de negociação com fornecedores. Afinal, uma parceira inadequada pode afetar a performance da sua empresa, além de encarecer o seu produto ou serviço final gerar insatisfação no cliente e, consequentemente, afastá-lo.

Por isso, esse ponto merece atenção especial. Com as abordagens certas, você pode estabelecer uma gestão apropriada dos seus fornecedores, garantindo que a relação seja benéfica para todas as partes. Quer evitar prejuízos? Confira, neste post, algumas das melhores dicas para adquirir produtos de alta qualidade por um preço justo!

1. Defina prazos e preços antes de assinar o contrato

Ter que desfazer uma parceria por conta de divergências sobre objetivos e preços depois que o contrato já foi assinado, certamente, vai trazer uma série de dores de cabeça. Nesse sentido, é fundamental definir os objetivos de prazos e preços antes de oficializar a contratação do fornecedor.

O ideal é se planejar e montar uma programação de quando os materiais deverão ser fornecidos para que possam ser usados nos seus processos operacionais. A partir daí, é possível negociar o preço, uma vez que um recurso solicitado em cima da hora pode sair caro, enquanto que se pedido com antecedência o valor pode ser menor.

2. Estabeleça uma verdadeira parceria

Uma atitude inadequada ao negociar com o fornecedor é criar um clima de confronto, o que pode soar de forma muita negativa e criar animosidades que atrapalhem negociações futuras. Assim sendo, o mais indicado é parar de enxergar o fornecedor como um adversário e estabelecer uma verdadeira parceria, chegando a um consenso positivo para ambos.

3. Escute antes de falar

Não se apresse, antes de despejar as suas vontades em cima do fornecedor, esteja disposto a ouvir bastante para depois falar. Dessa forma, você pode conhecer mais sobre o fornecedor, saber qual é o seu método de trabalho e o que ele está apto a oferecer.

Com essas informações em mãos, torna-se mais fácil entender se ele é apropriado para as suas necessidades, articular demandas específicas de acordo com a proposta da companhia fornecedora e preparar uma contraposta que abranja o cenário real do qual as duas partes façam parte.

4. Sugira ações conjuntas para alavancar as vendas

Para tornar a negociação mais atrativa, você pode propor ações conjuntas para ampliar o número de vendas. Pode-se, por exemplo, pedir um desconto maior na compra de determinados produtos, a fim de que cheguem com um preço menor ao consumidor final e, assim, venda mais e em menor tempo.

5. Use a tecnologia a seu favor

O diálogo é a base de qualquer negociação. No entanto, atualmente as ferramentas tecnológicas também são aliadas poderosas para acelerar esse processo e assegurar resultados mais eficientes. A adoção de sistemas eletrônicos de compra ajuda a agilizar os seus pedidos, assim como as assinaturas digitais agregam velocidade e segurança para o fechamento de contratos.

O uso das estratégias de negociação citadas aqui permite fechar bons acordos para o seu negócio, com a qualidade e o preço que você precisa para produzir produtos ou serviços de excelência. Sem falar que também contribui para a construção de uma relação bem-sucedida e duradoura — condição importante para evitar instabilidades na sua área de produção ou vendas.

E aí, curtiu esse post? Tem alguma técnica que você sempre usa para negociar com os seus fornecedores? Deixe o seu comentário aqui embaixo!