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A tecnologia mudou drasticamente o perfil dos consumidores, que buscam cada vez mais praticidade e comodidade na hora de realizar as suas compras, obrigando as empresas e o setor de logística a se reinventarem para proporcionar uma experiência eficiente e de qualidade. Você sabe o que é ship from store? Trata-se de uma das inovações que trazem agilidade para o atendimento da demanda do cliente.

Uma das principais dificuldades de quem compra on-line diz respeito ao prazo de entrega. Muitas vezes, a pessoa precisa do produto com urgência, mas a entrega está prevista para até 15 dias, por exemplo. É exatamente aí que entra a modalidade ship from store, que permite que a mercadoria seja comprada pela internet e retirada na loja física.

Quer saber mais sobre essa prática? Entenda o que é, como funciona e os seus benefícios!

O que é ship from store?

Conhecida como uma inovação do ramo varejista, a ship from store caracteriza-se como um modelo de logística que transforma as lojas físicas da empresa em um pequeno centro de distribuição. Com isso, o cliente compra on-line, em algum canal virtual, e o sistema da loja aponta em qual unidade física o produto está disponível em estoque para ser retirado.

Essa modalidade está ligada ao conceito omnichannel, que utiliza diferentes canais de comunicação, a fim de dar respostas mais rápidas e eficientes ao cliente. Em um mercado altamente competitivo, o objetivo da proposta é agregar agilidade no recebimento das mercadorias e oferecer fretes grátis ou com valores mais acessíveis.

Como funciona?

O funcionamento do ship from store é muito simples: o cliente acessa e compra o produto do seu interesse pelo site ou aplicativo da loja. Feito isso, o pedido é processado e enviado para o centro de distribuição, que informa ao consumidor qual é a unidade mais próxima do seu endereço que tem a mercadoria em estoque e pergunta se ele deseja receber o item em casa ou retirá-lo na loja física.

A finalidade da estratégia é atender as demandas do público consumidor a partir das opções mais próximas do destinatário. Para que o mecanismo dê certo na prática, a companhia deve estabelecer uma abordagem holística em todas as funções e etapas do comércio, o que exige investimentos em sistemas e ferramentas de TI capazes de agilizar a troca de dados entre as unidades e o centro de distribuição.

Como melhora a experiência do cliente?

Por meio do ship from store há uma descentralização dos centros de distribuição. Afinal, em vez de serem enviados de um único ponto, o processo de entrega começa na base mais próxima do endereço do cliente e que tenha o produto disponível em estoque.

Dessa forma, há uma redução significativa no tempo despendido nas operações logísticas. Caso prefira retirar o produto na loja, esse o recebimento da mercadoria se torna ainda mais simples e rápido. Portanto, pode-se dizer que a estratégia alinha as expectativas do cliente contemporâneo em consumir serviços ágeis e que ofereçam o máximo de comodidade por um preço justo.

Além disso, a modalidade também diminui os problemas com a indisponibilidade de mercadorias, uma vez que o produto pode não estar disponível no centro de distribuição, mas estar sobrando no estoque de alguma unidade da loja, o que evita que a empresa perca a venda.

O cliente pode receber o produto a partir de uma unidade mais próxima, o que deixa o frete mais em conta, ou optar por retirá-lo na loja física. Em ambos os casos, a tendência é que ele fique bem mais satisfeito com o serviço de atendimento e entrega, e volte a realizar novas compras no futuro.

Para a empresa, a estratégia também é interessante porque reduz riscos e inadimplências, já que o produto é enviado apenas após a confirmação do pagamento, além de eliminar as chances de ter que resgatar uma venda que se perdeu por falta de disponibilidade do produto. O mais importante, promove a satisfação do consumidor, mantendo-o fiel ao seu negócio.

Agora que você sabe o que é ship from store, já está apto a implantá-lo na sua empresa, adicionando agilidade à sua logística. Para isso, é fundamental contar com ferramentas tecnológicas que deem suporte para a troca de informações e execução dos processos operacionais de maneira otimizada.

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