Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Gestão de frete: como a auditoria pode ajudar a sua empresa?

A auditoria de frete é importante para verificar se ele foi devidamente cobrado pelo transportador. Ela é feita para certificar-se de que não houve abusos ou, até mesmo, cobranças com valores inferiores ao contratado.

Descubra, neste post, como a auditoria de frete pode contribuir para a sua empresa ter uma gestão de frete mais eficiente, otimizando os resultados financeiros e o relacionamento com o cliente.

Benefícios da auditoria na gestão de frete

A auditoria de frete é uma das etapas mais importantes na gestão de frete. Ela possibilita que o embarcador confirme se o valor cobrado pelo transportador corresponde ao que consta na tabela disponibilizada.

A equipe responsável pela logística deve sempre se empenhar nesta gestão para efetuar uma boa auditoria. Há um volume elevado de CT-es movimentados em um só dia e, também, de modo geral, as tabelas são complexas durante todo o processo de contratação.

Divergências de frete

As divergências de frete podem ter diferentes causas. Veja a seguir quais são elas:

Reajuste automático

Sem a auditoria de frete, qualquer embarcador pode ser pego de surpresa com um reajuste automático, tendo que arcar com um custo de frete maior que o esperado, baseando-se na tabela anterior.

Além de ser preciso estar atento às cobranças que as transportadoras enviam, é necessário ser parceiro destas empresas a fim de obter o menor reajuste possível.

Preço de cotação

Durante a cotação, é comum o preço divergir da tabela combinada, e será exatamente este preço que virá registrado na sua cobrança.

Por isso, é importante manter todos os dados da cotação, como data, número, valor e responsável, devidamente registrados para evitar cobranças indesejadas.

Frete calculado fora da tabela acordada

Pequenos descuidos podem levar a erros de cálculo na gestão de frete. Um deles é não considerar a tabela. Embora pareça um erro difícil de ser cometido, ele acontece com certa frequência — especialmente, levando em conta a quantidade de CT-es emitidos ao dia.

Cabe, portanto, ficar atento ao cadastro de todas as tabelas, pois empresas de transporte podem não disponibilizar a mais atual em seu sistema de conveniência.

É preciso sempre conferir o tipo de operação efetuada, pois o embarcador poderá ter tabelas e preços variados para frete inbound e outbound.

Cobranças duplicadas

É fundamental monitorar a emissão de faturas e fretes. O embarcador deve verificar as informações das notas fiscais, CT-es, pré-faturas e fretes na medida em que esses documentos são emitidos.

Dessa forma, recebendo um CT-e ou fatura, o embarcador poderá consultar o histórico e verificará se já existe algum CT-e ou cobrança da empresa de transporte para aquela nota, evitando, assim, o risco de pagar duas vezes pelo mesmo serviço prestado.

Sem a auditoria de frete, a sua empresa também estará sujeita a receber cobranças indevidas por um serviço que não foi realizado pela transportadora.

É muito importante conferir CT-es e faturas, verificando os itens lançados e o histórico das cobranças.

Como evitar estas divergências

Um software de auditoria de frete realiza de forma automática e precisa toda a conferência de documentos, tabelas e valores. O sistema automatizado possibilita ao embarcador obter melhor controle sobre os custos e o negócio em geral.

Como benefícios, podemos citar:

  • melhoria da gestão de frete;
  • melhoria da gestão financeira;
  • redução de custos;
  • alerta de cobranças divergentes;
  • mais cuidado ao emitir documentos;
  • solução ágil para cobranças divergentes.

 

E você, já realiza auditoria em sua gestão de frete? Para manter-se informado sobre esse e outros assuntos, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Ah, se quiser aprender muito mais, clique na imagem abaixo e faça o download deste incrível e-book.

Contratar o Frete com Segurança

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores