Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Indicador de desempenho: a performance de entrega da transportadora

Monitorar a performance de entrega da transportadora é uma tarefa que deve fazer parte de uma boa gestão. Acompanhar o serviço, principalmente quando existem problemas, e entender onde os principais gargalos estão localizados é a melhor forma de criar ações de melhorias e garantir processos mais eficientes.

No artigo de hoje vamos falar sobre o conceito de indicador de desempenho e como essa ferramente pode ajudar na análise do desempenho e a aprimorar os resultados. Continue com a leitura para saber mais!

 

O que é um indicador de desempenho

O indicador de desempenho — também conhecido como KPI, sigla em inglês para Indicador-chave de Performance — é uma ferramenta de gestão voltada para a acompanhamento de um processo e tem como objetivo principal compreender os resultados alcançados.

Por meio dele, o gestor consegue avaliar se os recursos e esforços empregados nas operações são suficientes para alcançar o objetivo, ou quais falhas comprometem a eficiência. Com isso, o processo de tomada de decisão se torna mais acertado e eficaz.

Como monitorar a performance de entrega

Para monitorar o serviço de entrega, pode-se contar com vários indicadores de desempenho, entre os principais:

Nível de serviço de entregas

Esse indicador serve para identificar a quantidade de entregas que foram realizadas dentro do prazo, quando comparada ao total de envios realizados no mesmo período. Leva em consideração a data em que a carga foi liberada e a data do recebimento, assinada pelo cliente.

Normalmente é avaliado em percentual e se utiliza o CT-e como documento de comprovação. Casos em que o veículo ficou retido no posto fiscal, ou outras ocorrências que não configuram como falha da transportadora, podem ser justificados e não entram como atraso.

Índice de avarias

As avarias ocorrem quando o produto chega no cliente final com danos (amassado, arranhão, quebra) que foram causados durante o transporte, normalmente por falta de cuidados adequados no manuseio e acondicionamento dentro do veículo.

Nesse caso, o CT-e também pode ser usado como documento de comprovação e o cliente acrescenta a ressalva informando os itens que foram entregues avariados.

Índice de extravios

Os extravios são casos em que o produto não chega até o cliente. Entre as causas principais estão perdas, fraudes e itens que deixam de ser enviados no pedido. Nessas ocasiões, o próprio consumidor pode ligar fazendo a reclamação, mas o ideal é que o CT-e seja assinado e ressalvado com a informação do produto em questão.

Custo do frete transporte

O indicador de desempenho em custos é um dos principais em uma gestão, principalmente pelo fato de que o transporte é uma das áreas que mais oneram o negócio — em decorrência dos altos gastos com frete. Entre os principais, pode-se acompanhar:

  • custo de frete em relação às vendas;
  • custo de frete por produto;
  • custo de frete por cliente;
  • custo de frete por km rodado;
  • custo das avarias e extravios;
  • custo das trocas e devoluções.

Taxa de indisponibilidade

A taxa de indisponibilidade é o percentual de vezes em que sua empresa possui cargas para serem enviadas, mas a transportadora não consegue disponibilizar veículos suficientes para fazer a distribuição — podendo levar a atrasos no prazo que foi acordado previamente com o cliente.

Como melhorar esses indicadores

Se a performance de entrega está aquém do que se espera, o ideal é começar a elaborar ações em conjunto com a transportadora. As opções mais comuns são:

  • incluir cláusulas de penalidade no contrato para cobrança de multas. Sempre que os indicadores de nível de serviço, avarias e extravios ficarem fora do ideal, a transportadora paga um valor acordado (que normalmente é descontado em fatura);
  • investir em tecnologia — o sistema TMS é a melhor opção para acompanhar as rotinas de transporte e gerar relatórios que ajudam na tomada de decisão;
  • abrir um processo de seleção para contratar novos parceiros de negócios, caso as transportadoras atuais não consigam garantir o nível mínimo de qualidade.

Garantir uma boa performance de entrega é crucial para o sucesso do negócio, principalmente porque essa etapa está diretamente ligada aos clientes e pode prejudicar a imagem que sua empresa possui no mercado.

Ah, se quiser fica ainda mais por dentro do assunto, clique na imagem a seguir e baixe um incrível e-book.

Como Reduzir Custos e Otimizar Entregas

Comentários (6)

  • Winneton Dantas

    Como posso calcular a taxa de indisponibilidade de uma transportadora que tem carência de veículos para uma dada região gerando atrasos de recebimento ao cliente final?

    • Tecnovia

      Olá Winneton;
      Boa tarde

      Muito obrigado pela pergunta, vamos te enviar um e-mail com a resposta

  • Raul Oliveira

    Boa noite! Não tendo nenhuma ferramenta de apuração do indicador de performance de entrega, teria algum outro meio de medição e acompanhamento? Sei que a pergunto é meio tola, porém tenho essa necessidade devido não ter um TMS.

    • Tecnovia

      Prezado Raul;

      Agradecemos por sua pergunta, fique a vontade para interagir sempre que quiser, quando não há uma ferramenta como um TMS, para ter indicadores haverá sempre a necessidade de ter uma base de informações mesmo que seja em excel.
      Os indicadores na verdade utilizam sempre um histórico de informações para dar uma visibilidade que lhe permita tomar decisões.
      Ficou claro?

  • Raul Oliveira

    Agradeço os esclarecimentos e a pela resposta rápida!!
    Teria alguma planilha pronta e gratuita na qual eu pudesse ter uma base?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores