Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Pare agora e aprenda a medir os indicadores de logística

Nos mais diversos setores de uma empresa, os indicadores são a base para o planejamento de ações, bem como para a mensuração de resultados daquilo que já foi feito. Na área da logística não é diferente, e os profissionais também precisam estar atentos àquilo que pode e deve ser mensurado.

Se você tem dúvidas sobre quais indicadores de logistica podem ser acompanhados na sua empresa, o post de hoje vai ajudá-lo com algumas sugestões. Não deixe de conferir e aprimorar cada vez mais os resultados do seu negócio. Vamos lá? Confira!

Satisfação dos clientes

Saber o grau de satisfação dos seus clientes em relação ao serviço logístico prestado pela sua empresa é essencial para que você tenha conhecimento se está no caminho certo ou se precisa providenciar mudanças na sua forma de atuação.

É por isso que uma pesquisa de satisfação se faz necessária, buscando colher dados que possam indicar o quanto seus clientes estão ou não satisfeitos de um modo geral. Essa pesquisa pode ser realizada por e-mail, telefone ou mesmo pessoalmente, com horário agendado e um pesquisador visitando os clientes.

Atraso das entregas

Em transportadoras, são muito comuns as reclamações de clientes por conta do atraso das entregas no local de destino. Por esse motivo, controlar os produtos que são entregues dentro do prazo estabelecido é tão importante.

Nos dias de hoje já existem softwares de gestão que permitem rastrear os caminhões em tempo real. Assim, é possível saber se as entregas estão tendo problemas por causa de atrasos nos centros de distribuições, do trânsito congestionado, entre outras situações, que poderão ser resolvidas com ações simples.

Qualificação dos funcionários

A logística é uma atividade um tanto quanto complexa e, por esse motivo, contar com funcionários qualificados é muito importante.

As empresas devem ter no seu quadro de colaboradores pessoas com formação de nível superior ou técnico para ocupar cargos gerenciais e realizar testes frequentes para avaliar o nível do conhecimento dos funcionários na área da logística.

No caso de se verificar um baixo desempenho, vale a pena pensar na criação de cursos, palestras ou workshops para que os funcionários consigam se qualificar cada vez mais.

Faturamento

A saúde financeira da organização também precisa ser mensurada de acordo com os princípios da contabilidade. É necessário realizar o fluxo de caixa corretamente e sempre verificar se o faturamento mensal está de acordo com o esperado.

Em caso de o faturamento estar muito abaixo daquilo que é definido como o teto mensal, deve-se verificar o que está acontecendo de errado a fim de corrigir essas demandas e sair do vermelho.

Conseguiu entender como medir os indicadores de logística e ter uma empresa sempre em constante crescimento? Lembre-se de que você pode sempre contar com o apoio de softwares de gestão em logística para facilitar os seus trabalhos ao descrever os rumos da organização e planejar melhorias e soluções para os problemas.

Se você gostou dessas informações e quiser sempre receber conteúdo relevante sobre logística no seu e-mail, assine nossa newsletter e tenha sempre as novidades em primeira mão e com exclusividade!

Comentários (6)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores