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Assim que compra aquele produto que tanto precisa, o cliente passa a viver a expectativa de recebê-lo em casa. Qualquer atraso no envio da mercadoria acaba por quebrar a confiança do consumidor, deixando-o decepcionado com a sua empresa. Dessa forma, prezar pelo SLA do prazo da entrega é essencial para manter o seu público sempre satisfeito.

O Service Level Agreement (SLA), que traduzido do inglês significa ‘’Acordo de Nível de Serviço), caracteriza-se como o contrato que firma o compromisso entre as duas partes envolvidas em uma operação, deixando claro a qualidade mínima que o serviço deve apresentar, além de especificar os direitos e deveres de cada um.

Negligenciar os processos relacionados à entrega dos produtos da sua companhia pode sair muito caro para o seu bolso. Neste post, vamos mostrar quais são os problemas que mais prejudicam o SLA do prazo de entrega e dar dicas para reverter essa questão. Confira!

Qual a importância do SLA do prazo de entrega?

Uma negociação que ocorre a partir do SLA de prazo de entrega beneficia tanto o vendedor quanto o comprador. A ferramenta dá ao cliente a garantir de que o serviço vai ser executado conforme o combinado, enquanto a empresa tem mais autonomia para realizar o seu trabalho.

Na prática, isso aumenta a confiabilidade das pessoas que negociam com a sua companhia, fazendo com que comprem mais vezes. Sem falar que O SLA permite o monitoramento de indicadores para a análise de resultado e reparação de eventuais falhas.

Quais são os principais erros que comprometem o SLA do prazo de entrega da sua empresa?

Muitas vezes, ações que passam despercebidas interferem diretamente no prazo de entrega e acarretam inúmeros prejuízos. Pensando nisso, listamos 5 erros que você deve evitar na sua empresa.

1. Atrasos na coleta

A agilidade no prazo de entrega depende da agilidade empregada em todos os processos, desde a separação e empacotamento até a coleta da mercadoria para envio. A demora para a retirada do produto faz com que ele leve mais tempo para chegar ao seu destino final.

2. Má gestão do armazém

Quando os processos e responsabilidades não estão bem definidos no armazém, a tendência é que ocorram diversos problemas na hora de localizar a mercadoria solicitada e de prepará-la para envio. Nesse sentido, a adoção de sistemas tecnológicos é uma ótima saída para otimizar as operações do armazém.

3. Erro na emissão dos documentos fiscais

Basta que uma informação esteja errada para que o documento fiscal que acompanha a mercadoria seja invalidado. Com isso, se torna necessário refazer a operação, o que demanda mais tempo da sua equipe e atraso o envio do pedido.

4. Falhas operacionais no veículo de transporte

A falta de manutenção dos veículos responsáveis pelo transporte das mercadorias pode gerar falhas operacionais que os obrigam a parar no meio do caminho. Quando essa situação acontece, mais uma vez o consumidor sai prejudicado, pois acrescenta-se mais tempo no prazo de entrega.

5. Acidentes de trânsito

Ao escolher rotas inadequadas, por exemplo, com vias mal conservadas ou tráfego intenso, o veículo de transporte está sujeito a sofrer acidentes de trânsito que interrompem o processo de entrega e, dependendo do caso, podem danificar o produto.

Como evitar esses erros?

Para garantir que os termos do SLA sejam colocados em prática e, consequentemente, a satisfação do cliente, é necessário ajustar os processos dessa operação. Veja como isso pode ser feito:

A adoção do SLA do prazo de entrega é imprescindível para oferecer a qualidade de serviço que o seu cliente merece. Agora que você sabe identificar os erros mais comuns envolvidos nesse processo e como evitá-los, poderá otimizar as suas entregas, eliminando gargalos que atrapalhem a agilidade das suas operações.

E aí, gostou de saber sobre os erros que afetam o SLA de entrega? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui embaixo!