A gestão e envio de pedidos é um processo complexo, sendo necessário que você esteja preparado para lidar com os problemas logísticos que possam surgir no seu dia a dia. A entrega de um produto com avaria, por exemplo, pode gerar uma grande insatisfação para o cliente, fazendo com que ele não volte a fazer negócio com a sua empresa.
Considerando isso, é essencial que os embarcadores ajam com agilidade para que consigam resolver os empecilhos rapidamente, impedindo que se agravem e se tornem prejuízos financeiros para o seu negócio. Quer aumentar a qualidade dos seus serviços? No post de hoje, vamos apresentar os principais problemas logísticos que você pode enfrentar e como resolvê-los. Confira!
Atraso no prazo de entrega
Uma das reclamações mais comuns entre quem costuma comprar on-line é o atraso no prazo de entrega, que quando não há planejamento adequado, ele tende a ser estendido. O problema é recorrente em empresas de todos os portes e pode se tornar um efeito dominó, já que impacta todo o processo logístico, além de diminuir a confiança do cliente em sua marca.
A melhor forma de evitar atrasos é por meio de um bom planejamento dos processos de entrega, que compreenda todas as pessoas envolvidas na cadeia logística, estabeleça uma comunicação eficiente para que o trabalho flua corretamente e monitore as ações em tempo real, permitindo que os responsáveis tenham condições de identificar e solucionar qualquer imprevisto rapidamente.
Avaria no produto
Gastar uma quantia significativa na compra de um produto e, ao recebê-lo em casa, perceber que foi danificado durante o transporte é uma situação decepciona qualquer um, não é mesmo? A ocorrência de avarias nas entregas acarreta um grande prejuízo para as empresas, pois elas são obrigadas a trocar a mercadoria e fazer o reenvio — quando isso se repete diversas vezes, se torna um gasto insustentável.
Normalmente, esse problema é causado nas etapas de cargas, descarga ou armazenamento da mercadoria. Para preservar a integridade do item, é preciso revisar as práticas de acondicionamento dos produtos, dando preferência para embalagens adequadas para cada tipo categoria de mercadoria e para o transporte.
Também é indicado traçar rotas internas e externas seguras e mínimas para que os itens não sofram com movimentações desnecessárias nos armazéns ou solavancos em estradas esburacadas, por exemplo.
Falta de informações
Manter a transparência é um quesito fundamental para conquistar a transparência do cliente. Porém, muitas empresas ainda pecam nesse ponto pelo fato de não disponibilizarem as informações pertinentes sobre as movimentações do produto.
Diante disso, é indicado investir no rastreamento dos veículos e monitoramento das cargas em todas as etapas da logística de entrega, a fim de coletar os dados relacionados ao transporte e manter o cliente sempre atualizado.
Mau atendimento
Muitas das reclamações realizadas no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas relatam problemas nas entregas, como atraso no prazo ou avaria do produto.
Nesse sentido, é importante antecipar-se ao cliente, munindo os profissionais responsáveis pelo atendimento com todas as informações necessárias para dar uma resposta apropriada aos questionamentos recebidos, como motivos de não entregas, detalhes dos pedidos, comprovações de entregas, entre outros dados.
Independentemente dos problemas logísticos que ocorram nos processos de entrega, sejam eles pequenos ou de maior gravidade, quando somados causam um grande impacto às suas finanças e, principalmente, na imagem no negócio. Com o investimento em tecnologia, como um software de gestão de transporte, é possível mitigar erros e aumentar a eficiência do serviço como um todo.
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