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Segurança e eficiência são requisitos primordiais na logística. Para que os clientes fiquem satisfeitos e tenham suas mercadorias entregues dentro do prazo combinado, nada melhor do que um sistema de geolocalização.

Isso porque a tecnologia contribui com a otimização do tempo e melhoria em todos os processos da cadeia de suprimentos, trazendo mais organização e excelência nos serviços prestados.

Para você entender melhor como esse sistema contribui para reduzir custos na logística, elaboramos este post com um panorama geral sobre o assunto. Embarque nessa com a gente!

Entenda o que é o sistema de geolocalização

Desenvolvida inicialmente com objetivos militares, as tecnologias de geolocalização passaram a fazer parte do cotidiano de todas as pessoas e empreendimentos diversos.

Com sistemas de satélites e de transmissão de sinais cada dia mais precisos, encontrar determinado estabelecimento, ponto de coleta ou de entrega, tem sido uma tarefa menos complicada.

No mundo da logística, essa ferramenta contribui para aumentar a área de atuação e abrangência, para potencializar e captar novos clientes, além de fidelizar os atuais.

Ainda, por meio de estratégias que unem a geolocalização com o marketing, por exemplo, é possível criar ações de mercado que permitam personalizar o relacionamento das empresas com os seus clientes.

Basicamente, o sistema de geolocalização é uma tecnologia que utiliza um dispositivo GPS que traz informações em tempo real sobre a localização exata de uma determinada carga por meio de satélites.

Dessa maneira, a logística ganha um recurso fundamental para reduzir os custos e ainda melhorar o cumprimento dos prazos, pois todas as etapas da operação são devidamente acompanhadas por meio de um software.

Graças a essa tecnologia, houve grande transformação na forma como as empresas passaram a ser vistas e encontradas nos diversos lugares onde elas atuam ou desejam atuar.

O uso do sistema de geolocalização na logística criou facilidades e potencializou diversas formas de organizar e distribuir os processos, aumentando a produtividade, reduzindo os custos e melhorando os resultados.

Como o sistema de geolocalização pode ajudar a reduzir custos na logística

Informação em tempo real

As ferramentas de geolocalização oferecem pontos de referência e monitoram o trânsito em tempo real, podendo ser acessadas em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Outras tecnologias apresentam informações mais aprofundadas, como a numeração dos logradouros e nomes alternativos que algumas ruas possam ter.

Dessa forma, é possível otimizar as rotas conforme as condições do momento.

Melhor planejamento

Os indicadores de desempenho de diversas transportadoras aumentaram consideravelmente com a adoção dos sistemas de informação geográfica.

O rastreamento da frota permite planejar com mais cautela os custos e as despesas com insumos ligados ao transporte, como pedágios, combustíveis, gasto de pneus e outras peças.

A equipe de monitoramento pode acompanhar em tempo real os serviços e aprimorar os pontos negativos.

Racionalização de rotas

As geotecnologias permitem às transportadoras elaborarem as melhores rotas, considerando o tempo gasto para executar o trabalho ou avaliando a qualidade das vias, a quantidade de radares e semáforos.

Para evitar que os custos logísticos cresçam, que o transportador fique mais tempo do que o necessário no trajeto, o ideal é que as rotas sejam realizadas de forma a agilizar os trabalhos, ajustando os procedimentos de carregamento e de entrega, por meio de ferramentas de distribuição.

Simulações

Os programas de geoprocessamento permitem às empresas estimarem e simularem a abrangência de sua atuação, melhorando o processo de suas entregas.

Os modelos gerados por meio de mapas, que ajudam na elaboração de um diagnóstico, permitem o estudo e uma análise dos locais onde a atuação pode se ampliar, seja por meio da criação de centrais de distribuição ou até mesmo com novas rotas.

As ferramentas de geolocalização fazem grande parte do trabalho, mas o controle é fundamental.

Uma equipe deve sempre estar atenta ao funcionamento das ferramentas e monitorando o andamento dos processos de entrega.

Cabe a esses colaboradores criar as melhores alternativas de rotas, de preferência que sejam as mais rápidas, mas que sejam seguras e com um custo menor de operação.

Localidades dentro de um Raio

Normalmente, transportadores e embarcadores precisam descobrir as cidades que estão dentro de um determinado raio para negociar ou otimizar melhor suas entregas.

Nesse sentido, o sistema de geolocalização é uma excelente ferramenta que traz informações precisas, como a localidade base e a quilometragem para obter todas as cidades contidas no raio informado e também a distância de cada uma delas.

Mais satisfação dos clientes

O sistema de geolocalização faz com que as empresas tenham mais excelência nos serviços de logística, o que contribui com a maior satisfação dos clientes.

Ao entregar sempre dentro do prazo e sem danificações nas mercadorias, haverá uma maior credibilidade, fortalecendo as relações com os clientes e fornecedores.

Assim, a cadeia produtiva fica bem mais ágil e eficiente, fazendo com que a sua empresa seja sempre bem vista no mercado.

Além disso, trata-se de um grande diferencial competitivo, ou seja, será possível você conquistar novos mercados, expandindo os negócios e lucros.

Maior segurança na operação

Ao manter um controle extremamente apurado em todas as etapas de uma determinada entrega, o sistema de geolocalização contribui ainda com a segurança operacional.

Afinal, os veículos estão sendo constantemente monitorados, o que previne furtos, roubos e até mesmo gastos imprevistos.

Com a tecnologia, é possível escolher as melhores rotas, evitando estradas que estejam em péssimo estado de conservação ou locais de paradas que tenham riscos de assaltos.

Dessa forma, os motoristas e demais colaboradores ficam mais seguros e trabalham com mais motivação, aspectos que estão sintonizados com a qualidade do serviço prestado.

Outro ponto importante é que a carga chega sem avarias, evitando prejuízos de ambas as partes envolvidas no processo logístico.

Tomadas de decisões certeiras

A tecnologia também reduz os custos pelo fato de contribuir com as tomadas de decisões.

Isso porque o sistema demonstra dados que ajudam na prevenção de diversos problemas, como no caso dos gastos com manutenções.

Ao saber o tempo útil de determinado pneu, por exemplo, o gestor saberá se está na hora de um rodízio ou troca, evitando acidentes e também gastos não previstos no orçamento.

Como instalar um sistema de geolocalização

Sabendo-se que o sistema de geolocalização é importantíssimo no atual cenário da economia e também diante da competitividade entre as empresas, a dica para você fazer uma instalação correta e dentro do orçamento da sua empresa é por meio da terceirização do serviço.

Isso porque empresas de Tecnologia da Informação (TI) podem oferecer os melhores recursos tecnológicos com foco no perfil do seu negócio.

Assim, o software será criado de acordo com o número de veículos da sua frota, com as necessidades operacionais, podendo inclusive ser utilizado em outros setores, como no controle de estoque e gestão integrada.

Com os dados, tudo fica otimizado e os resultados melhoram consideravelmente. Por isso, o sistema de geolocalização é extremamente necessários e deve ser uma prioridade em seus investimentos.

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