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Originário do inglês, o termo crowdshipping faz a junção de multidão e remessa. Portanto, é um sistema de delivery colaborativo realizado por cidadãos comuns por meio de veículos de transporte próprios como bicicleta, moto, carro ou van. E você, sabe como funciona o crowdshipping?

É o que mostraremos neste post trazendo detalhes sobre essa novidade que foca na sustentabilidade. Confira!

Como funciona o crowdshipping?

Unindo logística, transporte e mobilidade urbana, o crowdshipping é um sistema de entrega de produtos vendidos na internet.

Com ele, as entregas podem ser feitas por pessoas comuns desde que sejam cadastradas em aplicativos, atendendo aos critérios de confiança.

Trata-se de um modelo de entregas que cresceu vertiginosamente em razão do aumento das compras no comércio eletrônico, principalmente com prazos de até um dia para serem cumpridos.

Pelo fato de serem mais econômicas, essas entregas estão conquistando empresas de todos os portes, não só no Brasil, mas em todos os continentes do mundo.

Para você entender melhor, o termo faz referência aos sistemas tecnológicos (aplicativos) que integram as empresas e os entregadores com foco no cumprimento dos prazos solicitados pelos clientes.

Qual a importância do modelo de entregas?

Basta você caminhar por qualquer cidade de médio porte para observar ciclistas ou motoqueiros com mochilas térmicas com logos de empresas como iFood, Bee, entre outras. No entanto, esse universo vai bem além do que o setor alimentício.

Há aplicativos para todos os tipos de mercadorias, inclusive para a mobilidade urbana, como Uber. Podemos citar também AirBnB, PigeonShip, Amazon Flex, Euentrego, Uelo etc.

Trata-se de uma tendência que veio para ficar na logística, tendo em vista que o crescimento das vendas foi tão acentuado nos últimos anos na web que somente os Correios não deram mais conta das demandas de entregas.

Assim, as empresas contratam as terceirizadas que pagam os entregadores, trazendo ganhos para todas as partes envolvidas no processo colaborativo.

O produto chega mais rápido ao destinatário e sem danos, o cliente fica satisfeito com a empresa e o aplicativo recebe por isso, repassando um valor ao entregador. De modo geral, todos ganham na cadeia produtiva.

Além disso, trata-se de um excelente meio de renda, muito útil no atual momento delicado da economia em razão da pandemia. Aliás, a necessidade de isolamento social fez com que mais empresas adotassem o sistema de crowdshipping.

Que benefícios o crowdshipping traz às empresas?

São inúmeros os benefícios do crowdshipping, principalmente para quem vende pela internet. Ao se cadastrar no sistema, ocorre a redução dos atrasos nas entregas, trazendo mais agilidade.

Dessa maneira, a gestão fica mais organizada, pois o empresário pode se concentrar nos processos administrativos, sem dores de cabeça com as entregas.

Afinal, os aplicativos e consumidores avaliam os entregadores, aspecto que faz a qualidade crescer dia após dia.

O sistema faz ainda uma complementação das entregas nas cidades, tendo em vista que em muitas delas não é possível circular caminhões em determinados horários ou vias.

Além disso, as empresas podem atender mais clientes em menos tempo, sem aumento nos custos. Os riscos de perdas diminuem tanto quanto os de acidentes.

Portanto, agora que você já sabe como funciona o crowdshipping, nada melhor do que aderir a esse sistema bem-sucedido que está revolucionando a logística em todos os segmentos da economia.

E aí, ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e participe da reflexão conosco!