Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Fique por dentro de 5 tendências em logística que vão vir com tudo

A tecnologia é difícil de ser acompanhada, pois a cada dia são desenvolvidas novidades com um objetivo principal: otimizar tempo e melhorar processos. As tendências em logística não são diferentes. Antigamente, as atividades desse setor eram totalmente manuais, o que dificultava o controle das operações, gerando falhas.

Então começaram a surgir a integração das áreas, as planilhas de controle, a automatização de estoque, os sistemas de gerenciamento, e hoje já estão falando de carros que se locomovem sozinhos.

O mercado está cada vez mais similar, por isso é fundamental que a tecnologia seja acompanhada, de modo a buscar uma vantagem competitiva e um alto nível de serviço.

Você sabe quais são as maiores tendências em logística da atualidade? Continue lendo e fique por dentro dessas 5 tendências que prometem vir com tudo!

1. Internet das Coisas

A internet das coisas veio para integrar os diversos aparelhos eletrônicos utilizados por uma empresa, com o objetivo principal de melhorar os controles e a integração de informações.

A grande vantagem dessa tendência é a melhoria no monitoramento das atividades. Um transporte poderá ser melhor monitorado, assim como as diversas operações dentro da fábrica, tudo isso utilizando, por exemplo, um smartphone.

2. Entrega por drones

Um dos custos logísticos mais representativos dentro de uma empresa é o gasto com transporte, além de ser uma atividade difícil de ser controlada e otimizada.

A Amazon tem uma ideia incrível: que tal utilizar drones para fazer as entregas? Assim, se economiza dinheiro e, ao mesmo tempo, traz mais eficiência para as entregas, diminuindo os prazos.

Essa tendência ainda tem um longo caminho pela frente para ser utilizada em larga escala e apresenta restrições de peso e de tamanho da carga, mas, para as cargas leves e quilometragens menores, pode ser uma nova solução de transporte.

3. Logística reversa

Essa tendência é também uma necessidade, tanto do mercado quanto do meio ambiente. Negócios sustentáveis têm mais espaço no mercado, e os clientes estão cada vez mais escolhendo empresas que utilizam da logística reversa em suas operações.

A ideia dessa tecnologia é acompanhar um produto durante todo o seu ciclo de vida para que, quando chegue ao final de sua utilização, ele possa ser destinado ao descarte correto, tendo como principal responsável a empresa que o produziu e não mais o consumidor.

4. Transporte autônomo

Um carro fazendo entregas sozinho, sem motorista. Parece coisa de cinema, certo? Não é mais! Essa tecnologia já existe e está sendo testada em diversas partes do mundo.

O grande benefício de um transporte autônomo será a agilidade nas entregas e o aumento na segurança.

Um veículo autônomo é controlado por diversos sensores que impedem que ele colida, e um sistema que controla a velocidade a partir de informações pré-determinadas.

5. Entrega antecipada

A entrega antecipada é uma forma de prever as decisões de compra dos clientes e despachar o produto antes mesmo do pedido ser feito efetivamente. O objetivo é claro: aumentar a satisfação dos clientes.

Como outras tendências em logística já citadas, a tecnologia é patenteada pela Amazon e necessita de um sistema que tenha a capacidade de verificar padrões de comportamento dos clientes para que funcione de forma eficaz.

Em suma, para estar dentro do mercado e mostrar aos clientes vantagens para que eles escolham sua empresa ao invés dos diversos concorrentes, acompanhar as tendências em logística é essencial. Os clientes gostam de inovação e dão preferência às empresas que oferecem mais vantagens. Eficiência, otimização e tecnologia são palavras que tem tudo a ver, e o presente já nos mostra que elas estarão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas.

Gostou do conteúdo? Já ouviu falar de alguma das tendências citadas? Deixe um comentário no post e compartilhe suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores