PNG-sem-fundo

Garantir a integridade e segurança de um produto até que chegue ao consumidor final é imprescindível para que as suas operações logísticas sejam bem-sucedidas do início ao fim. Para tanto, a torre de controle logístico é uma grande aliada, já que permite o monitoramento e gestão de todos os processos relacionados ao armazenamento e transporte de cargas.

A partir dessa ferramenta, você pode centralizar todas as informações em um único local. Isso significa mais precisão e agilidade na hora de tomar decisões. Entender como funciona esse conceito é fundamental para aproveitar os seus benefícios na prática. Neste post, te explicamos o que é que como a torre de controle logística impacta a sua empresa. Confira!

O que é torre de controle logístico?

Considerada indispensável para as organizações, a torre de controle logístico consiste em uma central de gestão de processos realizados pelo setor de logística, cuja finalidade é promover a centralização de dados, bem como o amplo monitoramento e controle eficiente das entregas de mercadorias.

Ao adotar esse recurso, torna-se possível atualizar os dados da logística em tempo real — fator que possibilita aos gestores acessar informações precisas, que os ajuda a tomar decisões de forma estratégica em menor tempo, além de contribuir para a integração do time logístico.

Uma das principais características da torre de controle logístico é oferecer uma visão completa de todas as atividades da área. Para isso, é necessário fazer uso de softwares que permitam o registro e compartilhamentos dos dados gerados em cada tarefa. Com isso, pode-se desde planejar os processos logísticos até eliminar gargalos e controlar as demandas individualmente.

Qual a diferença entre torre de controle logístico e central de monitoramento?

Embora muitas pessoas confundam a torre de controle logístico com uma central de monitoramento, é preciso deixar claro que os dois conceitos não são exatamente a mesma coisa.

Geralmente, a torre de controle logístico cumpre o papel de gerenciar toda a movimentação da mercadoria que acontece desde o sistema de produção até o seu encaminhamento para os centros de distribuição. Por sua vez, a central de monitoramento acompanha o trajeto das cargas desde o armazém até o consumidor final, o que inclui receber informações sobre os veículos em deslocamento e auxiliar os motoristas.

Pode-se dizer que as duas práticas de complementam, haja vista que a tore de controle logístico também pode reunir dados de vários centrais de monitoramento locais, ajudando os gestores a analisar situações macros e tomar decisões mais acertadas.

Quais são os benefícios da torre de controle logístico?

O bom funcionamento de uma torre de controle logístico depende de três pilares: pessoas, processos e tecnologia. As pessoas atuam no monitoramento e tomada de decisões, os processos definem como as tarefas logísticas devem ser executadas e a tecnologia que coleta, processa e assegura que as informações cheguem às pessoas certas. Saiba como essa estrutura beneficia a sua empresa.

Permite monitoramento em tempo real

Uma vez que monitora as entregas no exato momento em que estão acontecendo, a torre de controle é capaz de notificar a equipe de logística em tempo real sobre situações anormais e que prejudiquem esse processo, como roubos de carga.

Nesse cenário, a empresa pode tomar decisões rápidas para solucionar o problema e assegurar que o consumidor receberá o produto em sua residência com a qualidade e segurança prometidas.

Traz um diferencial competitivo

O objetivo do embarcador é entregar a carga nas condições previamente acertadas com a empresa. A implementação da torre de controle logístico favorece o sucesso desse serviço, pois ajuda a equipe de logística a pensar e agir de forma mais estratégica.

Na prática, isso eleva a produtividade das operações — aspecto que agrega um diferencial competitivo aos negócios, pois essa eficiência contribui significativamente para a satisfação do consumidor final.

Agiliza a tomada de decisão

A tomada de decisão costuma ser um processo burocrático para o setor de logística. Afinal, há que se levantar uma série de dados e realizar diversas reuniões para entender a situação e, a partir daí, definir qual é a ação ideal.

Nesse sentido, a torre de controle logístico gera respostas rápidas, de modo que os gestores consigam fazer análises mais ágeis, em especiais em situações de alta complexidade e que necessitam de uma decisão em curto período de tempo.

Reduz custos operacionais

As empresas que utiliza uma torre de controle podem analisar e escolher as melhores transportadoras do mercado, além de reduzir o risco de acidente ao longo do deslocamento dos veículos. Isso aperfeiçoa a eficiência da entrega, otimiza os processos, evitando falhas que levem ao prejuízo financeiro.

A orientação por meio de dados é essencial para a condução da operação logística de forma mais estratégica. A torre de controle logístico fornece uma ampla gama de dados que ajudam o seu negócio a ter total controle dos seus processos logísticos e, assim, possa otimizá-los, visando sempre entregas otimizadas e ágeis.

Gostou? Se quiser continuar aprendendo, clique na imagem abaixo e faça o download de um incrível e-book  e aprenda sobre taxas de frete.

 

Guia de taxas de fretes