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Quando falamos de logística, ter organização é um requisito fundamental para obter uma alta performance. Nesse sentido, a identificação de mercadorias é um processo indispensável para simplificar a rotina operacional da empresa, já que facilita a localização dos produtos de forma ágil e precisa, otimizando o tempo da sua equipe.

Embora seja uma iniciativa crucial para a área de logística, nem sempre as empresas a fazem do modo correto, o que gera desde erros que afetam a produtividade dos seus colaboradores até aqueles que comprometem a satisfação do consumidor final. Para que isso não aconteça com você, preparamos este post sobre como identificar mercadorias. Confira!

Quais são os benefícios da identificação de mercadorias para a sua empresa?

A identificação de mercadorias consiste na descrição do produto com todas as características, além do acréscimo de um código de barras único para que seja possível registrá-lo em seu sistema de estoque e logístico. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios dessa iniciativa.

Traz agilidade ao receber o produto

Se todos os produtos adquiridos juntos aos fornecedores chegarem ao seu estoque e, logo em seguida, forem etiquetados, basta que o terminal de radiofrequência leia o código de barra da etiqueta para que eles sejam registrados e passem a constar no sistema, isso significa um enorme ganho de agilidade.

Possibilita o rastreamento

Uma vez que a identificação da mercadoria é feita, a empresa pode rastreá-la em todas as etapas pelas quais ela passa. Isso significa que poderá acompanhar em tempo real desde os processos em que o produto é preparado para o envio até o seu deslocamento ao longo da rota seguida pelo motorista e a entrega na casa do cliente. Caso aconteça algum imprevisto, é possível tomar decisões corretivas rapidamente.

Melhora o controle de estoque

Com o registro das mercadorias em seus sistemas, a empresa tem uma visão ampla sobre os itens disponíveis no armazém e as quantidades. Essa informação permite que o gestor tenha controle sobre o fluxo de entrada e saída de produtos e, consequentemente, a percepção de quais deles devem ser repostos no estoque.

Elimina erros na preparação do pedido

Um erro bastante comum que causa transtornos à loja e ao cliente é o envio de produtos errados, já que isso implica devolução e reenvio do item, o que gera custos extras. A identificação detalhada e uso de um código único para a mercadoria contribui para um picking mais eficiente.

Quais as vantagens de usar etiquetas no processo de identificação?

As etiquetas são recursos preenchidos com informações sobre um produto, que devem ser fixadas na parte externa da embalagem a fim de identificá-lo. Entre os principais dados descritos em uma etiqueta estão o lote do item, data de fabricação e codificação.

Muitas empresas optam pela adoção da etiqueta na hora de identificar os produtos, devido aos benefícios que oferece. Trata-se de um método simples e funcional, além de o recurso ser facilmente adicionado às embalagens ou pacotes, sem exigir processos ou ferramentas mais sofisticadas.

Geralmente, as etiquetas são fabricadas em papel, borracha ou acrílico, estando disponíveis em diferentes modelos que não danificam as mercadorias. Como as matérias-primas utilizadas para fabricá-las são relativamente baratas, você pode identificar os produtos de forma eficiente e econômica.

Como fazer a identificação de mercadorias?

Qualquer erro na identificação das mercadorias pode prejudicar toda a cadeia de logística. Por isso, tal processo requer alguns cuidados específicos, que garantem a otimização e efetividade.

O primeiro passo é escolher uma etiqueta produzida em um material condizente com o tipo de produto a ser identificado. As etiquetas que se rasgam ou cujas informações podem ser apagadas conforme são manuseadas, como as de papel, não devem ser utilizadas em mercadorias do setor alimentício, que exigem uma identificação mais rígida, por exemplo.

Após selecionado o tipo de etiqueta, é hora de fazer a identificação do produto, o que inclui descrever o seu nome, data de fabricação, marca, lote e código de barras. Por fim, as etiquetas precisam ser registradas em seu sistema de controle de estoque para que as informações fiquem disponíveis às equipes que dependem delas, a fim de realizar as atividades no setor de vendas, estoque e logística no geral.

A falta de identificação de mercadorias pode ocasionar problemas sérios para a empresa, como o armazenamento inadequado do produto devido ao desconhecimento das características por parte dos colaboradores do estoque, isso pode danificá-lo e acarretar prejuízos. Quando feita corretamente, a estratégia contribui para o monitoramento preciso do produto, mais agilidade no preparo para envio e redução de erros na entrega.

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