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Em se tratando de vendas on-line, a agilidade é a palavra-chave para manter a satisfação dos seus clientes. Diante disso, é fundamental atentar para o lead time da sua empresa, que nada mais é do que o período que o cliente precisa esperar entre a geração do pedido e a entrega do produto até a sua residência.

A análise desse indicador permite que você entenda melhor qual é o nível de eficiência das entregas realizadas pelo seu negócio. Se o seu lead time está muito demorado, é um sinal vermelho para rever os seus processos, a fim de torná-los mais ágeis e satisfatórios para o destinatário final.

Quer melhorar a experiência de compra dos seus clientes? Neste post, vamos explicar tudo o que você deve saber para reduzir o seu lead time. Confira!

O que é o lead time?

Oriundo da língua inglesa, o termo lead time significa ‘’prazo de entrega’’ e consiste no período entre o início e o final de uma atividade, incluindo desde o momento em que o pedido é gerado até o seu término, que é quando o produto é entregue ao cliente. Esse processo é composto pelas seguintes etapas:

Geralmente, o cliente vê esse quesito apenas da data em que faz a compra até o dia em que a mercadoria chega em suas mãos. Já as empresas têm uma visão mais detalhada, considerando todos os processos da sua engrenagem, pois as características de cada um deles pode resultar no aumento ou redução da sua eficiência.

Qual a sua importância?

Mensurar e saber com exatidão qual é o lead time da sua organização é imprescindível para promover melhorias nos seus processos logísticos. A boa administração desse indicador é crucial para evitar atrasos nas entregas e, consequentemente, elevar a satisfação do consumidor.

Ao negligenciar essa questão, você corre o risco de se deparar com a falta de produto em estoque, prestar um serviço de baixa qualidade, não cumprir o prazo indicado no frete na hora da compra, entre outras consequências que acarretam prejuízos financeiros e para a imagem da sua empresa.

Como reduzir o lead time?

Quanto menor for o seu lead time, melhor é a qualidade do seu serviço. Sendo assim, é necessário trabalhar continuamente para reduzir o indicador, o que requer alguns ajustes nos seus processos e na sua estratégia de trabalho. Veja o que fazer para diminuir o lead time.

Faça o cálculo correto

Para efetuar esse cálculo, faça uma lista com tudo que é usado na sua operação de venda, como matéria-prima, produtos acabados e mão de obra. Em seguida, saiba qual é o tempo necessário para obter ou executar cada item que consta na sua listagem.

O terceiro passo é identificar qual é o maior prazo da lista e construir um inventário com os tempos de execução. Some todos os prazos para chegar ao tempo total dessas etapas, considerando possíveis pausas em finais de semana ou para manutenção, por exemplo. Por último, adicione a isso o tempo de expedição e transporte para o mercado ser entregue ao consumidor.

Estabeleça parcerias com fornecedores para estocagem próximos dos clientes

Uma forma de agilizar o tempo de entrega dos seus produtos é estabelecer parcerias com fornecedores para estocagem desses itens em regiões em que o seu público consumidor está concentrado. Dessa maneira, você tem acesso às rotas otimizadas e mais baratas.

Mantenha o estoque de matéria-prima da empresa

Caso não tenha o produto em estoque no momento da compra do cliente, o tempo de espera do envio do fornecedor terá que ser adicionado ao lead time. Para que isso não aconteça, mantenha todos os produtos vendidos em estoque, mas de modo inteligente e estratégico para não ficar com itens parados, que gerem custos de estocagem e não tragam lucros.

Foque em melhorar os processos operacionais

Qualquer falha no processamento de pedidos pode ocasionar perda de qualidade e atrasos. Assim sendo, analise todos os processos, identifique eventuais gargalos que estejam atrapalhando as suas operações e os corrija o quanto antes, além de simplificá-los por meio de ferramentas que tornem as ações internas mais precisas.

Escolha bem os seus parceiros de logística

De nada adianta ter processos operacionais otimizados, se a entrega demora a ser concretizada por conta do trabalho prestado pela transportadora. Pensando nisso, pesquise e escolha parceiros de logística confiáveis, com sistemas modernos para fazer rotas seguras e mais rápidas, por exemplo.

Com a redução do lead time, a empresa ganha diversos benefícios, pois diminui os seus custos de produção e operação. Tudo isso culmina na satisfação dos seus clientes, que poderão consumir um serviço mais eficiente, em conta e que cumpre o prazo de entrega do frete, o que faz com que ele se mantenha fiel ao negócio.

Está em busca parceiros que acrescente agilidade aos seus processos? Veja como escolher um fornecedor de logística!

2 respostas

  1. Leoinglete Brasil disse:

    Boa noite!

    Caros gestores,

    Foi de extrema qualidades essas identificações do processo logístico, sempre bom obter conhecimentos de ferramentas em nossos dia a dia, parabéns pelo conteúdo

    1. Obrigado, ficamos felizes que gostou