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Um único erro na lista de separação de produtos pode significar um transtorno enorme para o seu cliente. Por isso, adotar estratégias que ajudem a otimizar o picklist é fundamental para garantir não só a agilidade do envio das mercadorias, mas também que elas sejam separadas e enviadas corretamente, a fim de promover a plena satisfação do consumidor.

A partir de um picklist bem planejado, que considere o cenário real da logística da empresa, é possível melhorar a organização dos seus processos e aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Quer potencializar os resultados do seu picking? Confira, neste post, dicas indispensáveis para otimizar o seu picklist!

O que é picklist?

De forma direta, o picklist consiste na lista de separação de produtos, que é utilizada pelas companhias com a finalidade de auxiliar na coordenação e organização da sequência de processos logísticos a serem seguidos durante a coleta de itens de cada pedido — procedimento que é feito no seu depósito ou armazém e antecede o envio ao cliente.

O documento logístico é fundamental para a orientação dos colabores responsáveis pelo picking. Sendo assim, ele precisa apresentar dados sobre os itens que compõem o pedido e as suas respectivas localizações dentro do depósito, de modo que o funcionário tenha o máximo de praticidade para coletá-lo.

Para que serve o picklist?

A importância do picklist se dá pelo fato de trazer mais organização e agilidade para os seus processos logísticos, em especial para a áreas em que a separação e envio de pedidos costuma ter um algo grau de complexidade.

Nesse cenário, muitas vezes, o time de colaboradores acaba gastando a maior parte do seu tempo separando e embalando as mercadorias. Por meio do picklist, pode-se aumentar a produtividade do departamento, já que agrega agilidade para a execução de suas operações.

Além disso, a lista de separação pode ser integrada às demais ferramentas, como leitores de código de barra, com o intuito de reduzir o tempo de procura dos itens no armazém. Sem falar que a iniciativa também facilita o cumprimento das tarefas relacionadas à documentação dos produtos e pedidos, evitando a separação incorreta de itens.

Como otimizar o picklist da sua logística?

Quanto mais otimizado for o seu picklist, mais organizados e eficientes serão os processos de coleta e envio de pedidos. Para tanto, é necessário começar fazendo uma análise do fluxo de trabalho da área, entender quais são os seus pontos fortes e fracos, e estabelecer melhorias contínuas. Veja quais são as medidas fundamentais para um picklist bem-sucedido.

Faça uma separação integrada

Após a conclusão da venda no e-commerce da empresa, o pedido é encaminhado para o estoque, onde a equipe de logística será responsável por coletar o produto na prateleira e prepará-lo para envio.

Para impedir o acúmulo de pedidos no momento da separação e despacho, o ideal é separá-los de forma integrada. Na prática, isso significa coletar todos os itens do mesmo pedido de uma única vez, o que faz com que o colaborador foque apenas em uma encomenda por vez e tenha menos chances de errar.

Aperfeiçoe a conferência dos pedidos

A ideia do picklist é trazer eficiência para a separação de pedidos. Levando isso em consideração, é crucial que o documento que vai direcionar os funcionários contenha informações detalhadas sobre cada item do pedido, além de o setor adotar tecnologias que favoreçam a identificação das mercadorias, como leitura ótica — medida que eleva a sua produtividade.

As informações que não podem faltar na lista de separação são:

Busque mais agilidade e eficiência

Outro ponto importante para otimizar o picklist é eliminar gargalos que possam comprometer a agilidade das operações logísticas, como o excesso de distanciamento entre produtos que costumam ser comprados juntos, o que pode exigir mais tempo do colaborador para separar um único pedido.

Com um picklist estratégico e eficiente, a sua empresa pode entregar produtos corretamente e em condições adequadas, dentro do prazo firmado. Esse aspecto reflete diretamente na satisfação do seu público consumidor, além de reduzir o retrabalho e os gastos com a logística reversa para a troca de itens errados que chegam até a casa do cliente.

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