Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Logística integrada: como funciona e os seus benefícios

A logística é uma das áreas mais complexas de qualquer empresa, é uma das mais custosas e é responsável direta pela satisfação do cliente. Suas diversas atividades devem trabalhar em sinergia, pois qualquer erro de comunicação pode trazer sérios danos ao atendimento da demanda do cliente, o que por consequência gera problemas para a imagem da empresa.

Era muito comum ouvirmos falar sobre a vantagem competitiva no setor da logística, como focar no ramo de transportes ou se o uso tecnológico seria um fator determinante. Contudo, atualmente, esses conceitos se ampliaram e os gestores precisam começar a perceber a necessidade em ter uma logística integrada, envolvendo todas as partes do negócio para buscar a satisfação total do cliente e a máxima eficiência de sua organização.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje para que você saiba como funciona e quais os benefícios em ter uma logística integrada. Continue lendo e saiba mais!

Ah, se quiser, clique na imagem abaixo e faça o download deste incrível e-book.

Logística Integrada

Funcionamento da logística integrada

Como o próprio nome sugere, a logística integrada estimula e permite a união de modo dinâmico entre os vários processos e setores de um empreendimento. Em sentido mais amplo, ela se desenvolveu de modo que os empresários pudessem gerenciar a cadeia de suprimentos de uma maneira mais técnica e estratégica.

Ou seja, caso a logística fosse responsável por processos como a gestão de transportes e estoques, atualmente ela permite um gerenciamento muito mais eficaz das atividades de armazenagem, compras, processos de produção e todas as fases dos transportes. Além disso, ela possibilita o acompanhamento das atividades de seus parceiros e fornecedores, integrando processos que se relacionam nas etapas posteriores.

Ressalta-se que, além da gestão de processos, a logística integrada também trata do controle de fluxo de informações gerados e compartilhados por toda a cadeia produtiva.

As áreas da logística integrada

Para conseguir aplicar o conceito de logística integrada, o gestor primeiramente precisa entender em quais aspectos ela deve atuar. As atividades do departamento de logística são geralmente separadas em três grupos principais:

  • Logística Inbound: está relacionada ao fluxo de entrada de mercadorias, as relações com fornecedores e transportadoras, recebimento, descarga, armazenagem. Ou seja, é o curso da mercadoria desde o fornecedor até as estantes do armazém de sua empresa.
  • Logística Industrial: envolve toda a movimentação interna dessa mercadoria, como o abastecimento das linhas de produção, o controle dos fluxos internos e o controle dos estoques.
  • Logística Outbound: diz respeito ao fluxo de saída do produto acabado, a separação do material, a contratação de transportadoras, o planejamento de rotas, ou seja, de toda a parte de distribuição, até que a mercadoria seja entregue no cliente.

Os principais benefícios da logística integrada para as empresas

Por meio do gerenciamento integrado da logística, que gera vantagem competitiva e representa uma diferenciação em relação aos concorrentes, os seus benefícios são extremamente importantes para os negócios. Confira agora!

Melhor controle dos processos

O segredo do sucesso é conhecer detalhadamente todos os aspectos da operação. Com a logística integrada, o controle dos processos se torna mais fácil, os gargalos são identificados com maior facilidade e com isso podem também ser mais facilmente eliminados. Conhecer o fluxo acompanhando todas as áreas da logística traz ao gestor uma visão holística do negócio, desde o fornecedor até a entrega para o cliente.

Redução dos custos operacionais

No sistema da logística, muitos processos vão além do transporte e armazenamento de produtos, e integrar tudo isso é a melhor opção para que não ocorra retrabalho ou confusão de informações.

Assim, ao usar a tecnologia para gerenciar todos os processos em um só lugar, os mecanismos operacionais são otimizados e, consequentemente, ocorre a redução de custos para a empresa.

Melhor acesso aos dados da empresa

Acessar os dados da companhia quando estiverem armazenados em um único local é muito mais fácil e prático. Essa questão proporciona também uma melhor gestão do conhecimento e, no mundo atual, para que o empreendimento cresça, é interessante ter o domínio sobre seus negócios.

Aumenta a competitividade do negócio

Uma logística integrada facilita na gestão de riscos da empresa, deixando todos os processos mais robustos. Isso significa o aumento da segurança para o cliente, e a consequência disso é o aumento da competitividade do negócio para com o mercado.

Diante do grande número de concorrentes, as empresas precisam apresentar diferenciais ao mercado, e proporcionar valor ao cliente oferecendo segurança e processos otimizados é um diferencial competitivo difícil de ser atingido.

Aumenta a satisfação de seus clientes, colaboradores e fornecedores

A logística integrada aumenta a satisfação dos stakeholders (clientes, colaboradores e fornecedores), uma vez que ela, estando mais organizada, permite que a empresa seja vista como um diferencial por todos os envolvidos nas diversas operações.

Isso faz com que a organização seja identificada não apenas pelos preços praticados, mas pela diferenciação nos serviços prestados e inovações.

Auxilia a aplicação da gestão estratégica

O planejamento estratégico precisa estar em pauta quando se trata de tomadas de decisão relacionadas à logística da empresa, pois qualquer falha que ocorra nesse setor pode afetar o cliente em questão de horas.

A logística integrada ajuda o gestor na tomada de decisão, pois ele conhecerá o todo da operação, saberá dos gargalos e com isso terá a capacidade de atuar com precisão nos pontos de melhoria para que consiga otimizar os processos e melhorar os resultados da empresa.

Os gestores têm a responsabilidade de proporcionar tanto a empresa como aos colaboradores, ferramentas de trabalho que melhorem os processos, facilitem as rotinas e tornem as atividades mais precisas e ágeis. Para que isso aconteça e a logística integrada funcione da forma como deve funcionar, é fundamental que a empresa tenha um sistema de gestão de transportes (TMS).

Fazendo os colaboradores trabalharem em prol da integração da logística com o auxílio de um software, os processos ficarão cada vez mais precisos, possibilitando que todos os benefícios citados acima realmente aconteçam.

logística integrada demonstra a evolução do modo como o setor vem sendo gerenciado, visto que os empreendimentos não estão focados apenas nas atividades operacionais, mas também acompanhando e gerenciando outros processos que fazem parte da cadeia de suprimentos. Ou seja, atividades desde o fornecedor de matéria-prima até a chegada da mercadoria ao cliente.

Agora que você já conhece os benefícios que uma logística integrada pode trazer a sua empresa, que tal descobrir como a Tecnovia pode te ajudar? Confira nosso site e potencialize seus negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores