Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

machine learning

O que é machine learning e qual a sua importância no transporte

Os constantes avanços tecnológicos permitem o desenvolvimento de recursos que otimizam as atividades do setor de logística. Entre eles está o machine learning, que em português significa ‘’aprendizagem de máquina’’ e se baseia no aprendizado automático das máquinas, sem que haja uma programação prévia.

O uso dessa tecnologia no campo logístico ajuda a aumentar a precisão dos dados, fazendo com que as empresas tenham mais facilidade para prever as suas demandas e, assim, adequem a sua estrutura para garantir o transporte de cargas com mais eficiência.

Quer saber mais? Confira, neste post, como machine learning está transformando a área de logística!

O que é machine learning?

Basicamente, o machine learning é um conceito que faz parte da Inteligência Artificial, que faz com que as máquinas aprendam automaticamente, sem que haja a necessidade de realizar programações anteriores. Com isso, a construção dos modelos analíticos é automatizada.

A sua finalidade é fazer com que os sistemas aprendam a partir da geração de dados. Por meio dos registros efetuados, a companhia consegue identificar padrões que ajudam a embasar planejamentos e tomar decisões.

O processo de aprendizado pode acontecer quando o programador insere os parâmetros para que o sistema comece a generalizar ou de forma interativa, em que novos algoritmos são adaptados e integrados pela máquina, que passa a trabalhar de modo independente.

Quais são os seus benefícios?

A aplicação do machine learning traz uma série de benefícios para as empresas que trabalham com logística. Veja quais são as principais vantagens da adoção da tecnologia.

Aumenta a produtividade

Ao adotar esse recurso, as tarefas da sua companhia são automatizadas com o máximo de qualidade. A alimentação adequada dos dados permite que você tome decisões e visualize os melhores cenários para cada situação.

Além disso, a ferramenta evita falhas humanas, que podem ocorrer diante da inserção incorreta de dados nos sistemas. Assim, a sua equipe pode focar nas tarefas estratégicas, o que aumenta a produtividade do negócio como um todo.

Reduz custos

Uma vez que diminui as chances de erros e retrabalhos e evita o desperdício de recursos decorrente de decisões subjetivas, o recurso promove a redução de custos. Isso significa mais dinheiro em caixa para investir no seu core business.

Permite integração à tecnologia

A partir do machine learning, você também aplica a tecnologia aos processos da empresa, de maneira funcional e ampla, visto que a solução não é isolada, permitindo a integração com outros recursos.

Como o machine learning está revolucionando o setor de transportes?

O setor de logística trabalha com muitas variáveis, o que acarreta diversos desafios para a rotina das companhias. Nesse contexto, o machine learning contribui para tornar os seus dados mais precisos. Saiba como a tecnologia tem revolucionado as atividades de transporte.

Antecipa as demandas

Sem dúvidas, uma das questões mais críticas da logística é a previsão de demandas. A implementação do machine learning agrega precisão nessa atividade, influenciando positivamente no planejamento estratégico de entregas, além de dar subsídios para que a empresa trabalhe com níveis adequados de estoque.

Otimiza a manutenção preventiva

A manutenção preventiva serve somente para eliminar riscos por meio da correção, haja vista que também eleva a segurança e confiabilidade dos sistemas, aumenta a durabilidade e retorno dos componentes utilizados nos serviços, impedindo possíveis atrasos.

Por conta da maior precisão fornecida por esta ferramenta, você tem facilidade para criar um plano de manutenção completo, o que melhora o aproveitamento e desempenho dos seus recursos.

Possibilita uma tomada de decisão embasada

As decisões do setor de transporte devem estar estruturadas em fatos, qualquer ação alicerçada em subjetividade pode gerar uma cadeia de erros. A exatidão das informações levantadas pelo machine learning sobre rotas e modelos de entrega, por exemplo, tem como consequência um processo de tomada de decisão embasado e com mais chances de acertos.

De modo geral, o machine learning potencializa os seus resultados e reduz as possibilidades de erros, fazendo com que o negócio melhore a gestão dos recursos e tenha uma atuação mais consistente. Portanto, ele aumenta a sua competitividade no mercado, pois a empresa ganha eficiência na sua rotina de tarefas e diante de adversidades.

Gostou desse post? Compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos a importância do machine learning para o setor de transporte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + treze =

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores