Inscreva-se em nossa Newsletter:

 

 

Monitoramento de carga: você faz da maneira correta?

A logística implica no gerenciamento adequado de armazenamento e transporte de mercadorias. Para garantir que a carga será entregue ao seu destino final, a melhor estratégia é o monitoramento. Apesar disso, muitas empresas não realizam da forma correta essa operação, não acompanham as inovações tecnológicas e os novos recursos disponíveis.

Veja por que é importante realizar o monitoramento de carga e a melhor maneira de fazer isso!

Qual a importância do monitoramento de carga?

Monitorar a carga significa acompanhá-la desde o embarque até a chegada, não importando a distância envolvida. A empresa necessita de um sistema de monitoramento que vai permitir ao responsável pelo setor logístico confirmar que a rota está sendo seguida, que não está acontecendo nenhum problema com o veículo ou motorista, que o prazo de entrega será cumprido. Dessa forma, é possível também fornecer informações em tempo real ao cliente.

Como os transportes rodoviários sofrem com assaltos nas estradas, o sistema de monitoramento favorece a localização do veículo, contribuindo para as investigações. O sistema não impede a ação dos assaltantes, mas remedia a situação e pode, de fato, coibir a ação de alguns criminosos.

Como desenvolver um sistema de monitoramento de carga?

Muitos equipamentos podem ser usados para compor o sistema de monitoramento de carga:

  • GPS: dispositivo que, instalado no veículo, permite definir sua localização em tempo real.
  • Câmeras: geralmente são usadas junto com os dispositivos de GPS; instaladas nos veículos, elas fazem a gravação das imagens durante a viagem.
  • Celulares: não são uma forma tão eficiente, mas é possível monitorar a carga através de uma comunicação entre o gestor e o motorista via telefonia.
  • Softwares: são uma forma eficiente e dinâmica de monitorar a carga; hoje, existem diversos aplicativos, que podem, inclusive, ser acessados de celulares e smartphones.

Um bom sistema de monitoramento de carga pode integrar todos esses recursos.

Que softwares de logística você poderia usar?

Confira seguir alguns softwares de logística que podem ajudar bastante a fazer o gerenciamento de transporte, monitorando a carga.

TMS (Sistema de Transporte de Cargas)

Com ele, é possível monitorar os fretes que foram contratados pela empresa de embarque, contribuindo para as atividades resultantes do frete previsto e realizado de matérias-primas e outros materiais. A conferência automática indica as divergências existentes entre o valor negociado e aquele que foi cobrado pelo parceiro de transporte.

A troca eletrônica de dados entre o embarcador e os parceiros otimiza os processos e diminui as possibilidades de erros oriundos de informações incorretas.

Com o monitoramento das ocorrências (roubo, avarias, devolução), torna-se mais fácil controlar as operações e ações decorrentes (como pagamento das diárias).

O software ainda permite definir e controlar rotas de coleta, oferecendo benefícios como:

  • Maior desempenho das atividades operacionais e administrativas;
  • Redução de custos;
  • Fornecimento de dados para tomada de decisões.

O sistema de monitoramento de entrega permite que o motorista visualize embarques e entregas, busque informações através de códigos de barras em notas fiscais e confirme a entrega através de fotografias, áudios ou GPS.

Roteirizadores

Softwares que ajudam no planejamento do transporte e distribuição da carga, definindo rotas exatas, calculando a distância com precisão, programando os veículos conforme o volume das entregas e as rotas, prevendo o consumo de combustível e outras coisas.

As rotas são definidas considerando a localização geográfica e as condições da viagem.

Sistemas de gestão de frotas online

Permite o controle de riscos, manutenções, rotas, escalas, consumo de combustível, tempo de parada no cliente (enquanto o veículo descarrega); faz agendamento automático de entregas, otimiza o carregamento, rastreia e monitora o ciclo de pedido, permite o transporte colaborativo.

Como realiza o monitoramento de carga da empresa em que trabalha? Já usa algum software específico? Quais as maiores dificuldades que encontra? Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Gerenciamento de Transporte para Embarcadores